Atendendo determinação do Ministério da Saúde, a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (Centro-Norte) começou a aplicar, na terça-feira (25), a vacina bivalente contra a Covid-19 para a população com 18 anos ou mais.

“O imunizante está disponível em 16 Unidades Básicas de Saúde (confira quadro abaixo) de segunda-feira a sexta-feira, de 8 horas às 16h30, sendo que em 4 delas o horário é estendido até as 20h30”, informa o prefeito Junior da Femac.

O imunizante já estava disponível para a faixa etária a partir de 60 anos, puéperas, gestantes e profissionais que saúde que atuam no Samu, UPA e Hospital da Providência e Materno Infantil, pessoas acima de 12 anos com imunossupressão, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, e ainda residentes em Instituições de longa permanência e funcionários dessas instituições.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, orienta que para recebe a vacina Pfizer bivalente a pessoa deve ter pelo menos o esquema primário completo da vacina contra a Covid, ou seja, ter recebido a 1ª e 2ª doses. É preciso também respeitar o intervalo de 4 meses da segunda dose ou do reforço. O imunizante bivalente também protege contra as subvariantes da cepa ômicron do vírus. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

Imagem ilustrativa da imagem Vacina bivalente está disponível em 16 UBS de Apucarana
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Apucarana