O diretor geral da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Campus de Cornélio Procópio, Marcio Jacometti entregou neste mês, ofício da entidade solicitando a transferência do antigo barracão do IBC (Instituto Brasileiro do Café) à prefeitura do município. O documento foi recebido pelo superintendente do Instituto do Patrimônio da União em Curitiba, Jorge Luiz Moreira da Silva em reunião realizada na sede do órgão.

O prefeito Amin Hannouche foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Celso Marin. De acordo com o diretor da UTFPR, Márcio Jacometti, a instituição recebeu o armazém em 2015, mas não teve recursos para a abertura de novos cursos que seriam organizados no antigo IBC de Cornélio Procópio. “Nossa instituição não foi contemplada com novos cursos e em uma parceria com o Sebrae, Câmara de Vereadores, UTFPR, UENP e Prefeitura, em 2017, foi realizado um concurso de ideias de projetos para transformar o antigo armazém do IBC em um ambiente inovador, envolvendo tecnologia e cultura em um espaço sustentável. Houve participantes de vários estados brasileiros”, explicou Jacometti.

"Anteriormente houve um encaminhamento junto ao MEC com a proposta de revitalizar o ambiente e trazer alguns cursos no espaço logo que a gente recebeu a cessão do prédio em 2015. O protocolo foi feito em 2016 e o ministério não aprovou aporte de recursos e não houve condições de avançar essa ideia", destacou o diretor. Além disso, em março deste ano Jacometti ressaltou à reportagem da Folha que existe uma diferença grande quando um barracão do IBC (Instituto Brasileiro do Café) é doado e quando é apenas cedido. "Na administração pública, quando recursos são dirigidos para reformar um imóvel cuja propriedade não lhe pertence podem gerar um processo de improbidade administrativa. Foi por este motivo que a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) de Cornélio Procópio não quis realizar a reforma do antigo barracão do IBC que foi cedido à instituição", declarou Jacometti.

"Por isso a ideia da parceria com a prefeitura para tornar um projeto de desenvolvimento regional de inovação que possa criar consórcio de entidades que tem interesse que esse ambiente seja estruturado e possa contribuir para o desenvolvimento e possa fazer a gestão e possa fazer investimentos. Uma vez que crie esse consórcio vamos ver os trâmites burocráticos para a gestão disso. A universidade não consegue fazer isso de forma isolada. Existe um modelo claro em Maringá e é mais ou menos essa ideia que queremos implantar em Cornélio Procópio", destacou Jacometti à Folha em março deste ano.

O Secretário Celso Marin reafirmou a disposição do prefeito Amin Hannouche, de continuar a parceria com as entidades envolvidas neste projeto que poderá gerar centenas de empregos, em um espaço moderno e acolhedor. “Existe um interesse muito grande do município buscar recursos para a concretização desta transformação e contatos já estão sendo feitos para isto”, disse Marin.