UTFPR implanta sistema de cotas
PUBLICAÇÃO
domingo, 23 de setembro de 2007
Catarina Scortecci<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Um sistema de cotas para candidatos que tenham estudado na rede pública de ensino será implantado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A novidade começa a valer já no próximo vestibular da instituição (inscrições de 1º a 29 de outubro), quando 50% das vagas ofertadas nos cursos técnicos e de graduação serão destinadas aos candidatos que estudaram em escolas públicas.
Para participar do sistema de cotas, os candidatos a um curso técnico devem comprovar que estudaram todo o Ensino Fundamental em escolas públicas. Já os candidatos a um curso de graduação ou a um curso técnico subsequente (curso técnico destinado aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio) terão que comprovar que fizeram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, se quiseram disputar uma vaga através do sistema de cotas.
O reitor da UTFPR, Eden Januário Netto, explicou que internamente a implantação do sistema de cotas ''socioeconômicas'' já estava sendo discutida desde 2004. Ele não descarta a possibilidade de implantar também o sistema de cotas raciais, por exemplo. Netto destaca, no entanto, que outras mudanças só serão feitas após uma avaliação dos resultados obtidos com o sistema de cotas ''socioeconômicas''. Ele lembra que o decreto que deu origem aos cursos oferecidos hoje pela UTFPR, de 23 de setembro de 1909, já previa que os candidatos ''desfavorecidos da fortuna'' deveriam ser ''preferidos''. ''É o primeiro passo'', assegurou ele.
O reitor chama atenção ainda para o fato de quase metade dos alunos da UTFPR já serem de escolas públicas. Dados revelam que 49,2% dos aprovados no último vestibular de verão já foram alunos de escolas públicas. Um outro número, no entanto, aponta que eles estão concentrados em cursos noturnos de tecnologia. As cotas, portanto, serviriam para ''equalizar o cenário a médio e longo prazo''. ''A idéia é garantir 50% em todos os cursos'', prevê o reitor. Cerca de 60% dos cursos oferecidos na UTFPR são noturnos.
As cotas valerão para todas as unidades da UTFPR no Paraná - que chegam a 11 em 2008 (Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo).


