A partir de segunda-feira (25), os atendimentos oferecidos na UBS do Parque Guanabara (rua Montevidéu, 605) passarão a ser realizados em outras unidades básicas de saúde, devido à reforma que será iniciada no espaço na quarta-feira (27).

A previsão é que as obras sejam concluídas em três meses e, entre segunda (25) e terça-feira (26), as equipes farão o transporte do mobiliário e equipamentos da UBS, que já estará fechada, para o local onde ficarão armazenados nesse período.

Durante o período da reforma, a distribuição dos serviços que são prestados pela UBS Guanabara ficará da seguinte forma:

– UBS Centro (Rua Senador Souza Naves, 754): Coleta de exames laboratoriais, retirada de tiras para HGT, fornecimento de medicamentos contínuos, atendimentos de enfermagem e consultas médicas com clínico-geral.

– UBS da Vila Brasil (Rua Argentina, 600): Atendimentos de ginecologia, pediatria, fisioterapia, enfermagem e nutrição. Além disso, também ficará responsável pela agenda de BCG, aplicação de vacinas especiais já solicitadas e dispensação de materiais para curativos, ostomias, fraldas e dietas especiais.

– UBS da Vila Fraternidade (Rua Santa Madalena, 89): atendimentos odontológicos.

– Policlínica (Rua Brasil, 1.032, Centro): atendimentos psicológicos.

LEIA TAMBÉM:

= Moradores do Cafezal cobram reforma da UBS e médicos especialistas

= Licitação para reforma da UPA do jardim do Sol é suspensa

= Agentes de endemias recebem tablets em substituição ao papel

Conforme o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, as obras realizadas na UBS Guanabara dão sequência ao projeto iniciado pela Prefeitura em 2017, que envolve a reforma, reconstrução e ampliação de todas as unidades de saúde em que foi identificada essa necessidade.

“Entramos no quarto e último lote de obras, em que vão ser contempladas ainda 16 UBSs, e agora chega a vez da unidade do Guanabara. É um investimento de mais de R$ 100 mil, para que a gente possa fazer ali as adequações e melhorias necessárias, e manutenções preventivas para proporcionar um ambiente de trabalho melhor aos nossos servidores e mais conforto aos pacientes que passam pela unidade”, frisou.

MELHORIAS

A licitação da obra de recuperação da UBS Guanabara foi concluída no início de setembro, tendo como vencedora a empresa Gasparine Engenharia Civil.

O prazo de execução da obra será de 90 dias, e o valor investido pela Prefeitura é de R$ 118.693,40. Entre outros trabalhos, serão executadas melhorias nos revestimentos de paredes, pisos e instalações elétricas, pinturas e comunicação visual. A unidade receberá, ainda, novos equipamentos e mobiliário.

A UBS Guanabara foi implantada em 1995, e teve nova unidade construída em 2014. Desde então, não passou por reforma ou intervenção significativa, já apresentando desgaste predial. O local tem área construída de 400 m².

(Com informações do N.Com)