Semanalmente equipes de uma empresa terceirizada pela Prefeitura de Londrina fazem a limpeza das calçadas no entorno do Bosque com um caminhão-pipa. A ação retira as fezes dos pombos que ficam pelo chão e deixa o ambiente mais agradável. No entanto, de acordo com o ambientalista da ONG Patrulha das Águas, João Batista de Souza, a limpeza é uma das principais fontes de poluição do córrego do Leme.
''Como eles usam muita água, todo o resíduo entra pelos bueiros, polui os córregos e chega ao Lago Igapó. Esta limpeza é um dos principais motivos de contaminação do lago por coliformes fecais e bactérias'', disse Batista.
Ele afirmou ainda que a maneira mais adequada de se fazer este trabalho seria com veículos menores, mais equipes de trabalhadores e máquinas de pressão, que utilizam menos água. ''O resíduo poderia ser recolhido por um aspirador de líquidos e encaminhado para a rede de esgoto. Desta forma seria tratado adequadamente e economizaria água'', afirmou.(M.A.)

mockup