Curitiba - Um convênio inédito no país foi assinado ontem na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O Ministério da Ciência e Tecnologia vai liberar recursos de R$ 30 milhões para as universidades estaduais e municipais brasileiras. O objetivo é apoiar projetos de implantação e consolidação de infraestrutura de pesquisa.
Estiveram no encontro os ministros Sérgio Machado (Ciência e Tecnologia) e Paulo Bernardo (Planejamento), o governador Roberto Requião, a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, e o presidente da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), João Carlos Gomes, além de reitores de todo o país. Segundo a secretária, os recursos não serão divididos entre as instituições, e sim liberados para projetos a serem avaliados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), agência vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Sobre a posição do Panará no panorama nacional da inovação tecnológica, Lygia ressaltou a vocação do estado nas áreas de agricultura, alimentos, madeira e confecção. Citou também os avanços recentes das universidades locais em pesquisas com células troncos e nos setores de equipamentos hospitalares e softwares.
Antes da assinatura do convênio, as autoridades participaram da inauguração do Laboratório de Ensaios Tecnológicos em Madeira e Móveis do Tecpar. Construído com recursos repassados pela Finep e o governo estadual, o setor foi criado para atender a demanda da indústria nacional ao mesmo tempo em que favorece os empresários do setor madeireiro do Paraná.

mockup