Unioeste e Ibama têm ação ambiental conjunta
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de julho de 1997
Paulo Pegoraro Cascavel 
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) anunciou ontem em Cascavel a assinatura de convênio com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para ações educativas, culturais e de pesquisa em torno do Parque Nacional do Iguaçu. A reserva é formada pela maior floresta subtropical do mundo, compartilhada por Brasil e Argentina em suas fronteiras comuns, a oeste do Paraná.
A parceria será firmada hoje à tarde, entre o reitor Erneldo Schallenberger e o diretor do Parque Nacional, Júlio Gonchorosky, permitindo ações conjuntas. No caso da universidade, principalmente através de professores e acadêmicos do curso de Turismo, biblioteca e equipamentos do campus de Foz do Iguaçu. Os alunos poderão fazer estágio com técnicos do Ibama, inclusive para pesquisas sobre turismo ecológico.
Segundo Schallenberger, as duas instituições têm interesse em treinar recursos humanos e organizar cursos e seminários em torno de questões ambientais, principalmente relacionadas à valorização do Parque Nacional do Iguaçu. Para os acadêmicos, haverá melhor qualificação como prestadores de serviço na recepção a turistas.
O Parque Nacional do Iguaçu, que tem apenas 2% de sua área ocupada pelas Cataratas, tem 225 mil hectares, dos quais 180 mil em território do Paraná. A parte brasileira se espalha entre uma faixa de 130 quilômetros da BR-277 (a partir da cidade de Santa Tereza do Oeste) e o Rio Iguaçu, na divisa com a Argentina. Nos anos 80, a Organização das Nações Unidas declarou o Parque Patrimônio da Humanidade, por isso intangível - o que compreende também a Estrada do Colono.
Entre as espécies vegetais preservadas na densa floresta está a araucária. Já a arara-cinza-azulada tem no parque seu último refúgio. Outros exemplares raros da fauna são o jacaré-de-papo-amarelo e grandes gaviões, como o pega-macaco, que ataca e levanta vôo com a presa entre as garras. Entre os felídeos, estão o jaguar, suçuarana, jaguatirica, gato-do-mato e onça-preta.


