Unifil prepara vestibular para 8 novos cursos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de maio de 2001
Betânia RodriguesDe Londrina 
O Centro de Estudos Superiores de Londrina (Cesulon) oficializa amanhã sua elevação para Centro Universitário Filadelfia (Unifil). O reitor Eleazar Ferreira disse que a vantagem dessa conquista é a autonomia, após 29 anos de existência da instituição. O primeiro passo da Unifil é a realização do vestibular de inverno para oito novos cursos (fisioterapia, farmácia, sistemas de informação, administração com ênfase em marketing, administração em recursos humanos, administração geral, turismo e secretariado executivo). As provas serão nos dias 13 e 14 de julho e selecionarão 400 novos alunos. Atualmente, a instituição oferece nove cursos de graduação para 900 alunos e 18 de pós-graduação lato sensu (especialização) com 500 estudantes.
A Unifil pretende continuar ampliando sua capacidade a cada seis meses, para atingir 10 mil alunos em 29 cursos, incluindo medicina e odontologia, no prazo de seis anos. Para isso, terá que investir R$ 8,8 milhões em recursos próprios e financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O fundamental para projeto é a construção de um outro campus na cidade. Eleazar Ferreira afirmou estar confiante que o prefeito Nedson Micheleti (PT) cumprirá sua promessa de campanha e doará o terreno. Esperamos que a administração seja justa e não prejudique uma instituição local para beneficiar apenas empresários de fora, disse. Ele referia-se à Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), que também está pleiteando uma área para se instalar em Londrina.
De acordo com Ferreira, a chegada da concorrente será benéfica para todos, com exceção dos universitários de instituições particulares. Ele avaliou que a tendência é a PUC se tornará um parâmetro de rentabilidade e isso elevará o valor das mensalidades de 20% a 30% - disse.


