Unidades de Saúde do União da Vitória e Lindoia são reabertas
As UBSs localizadas nas zonas sul e leste de Londrina foram reformadas, além de receber equipamentos e móveis novos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
As UBSs localizadas nas zonas sul e leste de Londrina foram reformadas, além de receber equipamentos e móveis novos
Reportagem local

As unidades básicas de Saúde do conjunto Lindóia (zona leste) e do jardim União da Vitória (zona sul), além do PA (Pronto Atendimento) do bairro da zona sul foram reformadas e reabertas pela Prefeitura de Londrina na semana passada.
As unidades do União da Vitória estão localizadas na rua Dezenove de Abril, 55. A obra foi executada pela empresa Smartlink, por aproximadamente R$ 1 milhão. Entre as melhorias realizadas estão pintura interna e externa, trocas de piso, de sistema elétrico e de portas, provisão de pontos de ar-condicionado, melhorias no sistema de lógica e internet e da iluminação e implantação de acessibilidade. Também foram adquiridos móveis e equipamentos.
Foi realizada ainda uma reorganização do layout dos cômodos, que resultou em um aumento de dois consultórios. Ao todo, são seis consultórios indiferenciados, mais consultório ginecológico e um de odontologia, e foi criada uma sala de emergência. Farmácia, sala de hidratação e medicação, e a recepção foram ampliadas, enquanto a sala de triagem foi reorganizada em novo ambiente. Também foi feita uma sala para os Agentes de Comunitários de Saúde (ACSs) e uma nova lavanderia.
A coordenadora da unidade, Michele Fabiana de Faria, explicou que com maior números de consultórios, é possível separar a UBS do PA, que funcionam no mesmo prédio. "Agora podemos ter um maior número de profissionais, médicos, enfermeiros, porque temos o número maior de salas. Antes da reforma era preciso tirar um da sala quando o outro entrava, fazendo revezamento. Agora, conseguimos alocar todo mundo, trazendo mais agilidade e maior número de atendimentos”, detalhou.
O prédio, onde hoje funcionam a UBS e o PA do União da Vitória, foi construído em 1995, e reformado em 2014. A área de abrangência dessas unidades de saúde é estimada em aproximadamente 12 mil pessoas, somando moradores dos jardins Nova Esperança e União da Vitória.
UBS LINDOIA
A UBS Irmã Maria Osvalda Kneer, do conjunto Lindóia também foi reformada e equipada. As obras demandaram um investimento de R$597.647,43 por parte do Município.
Inaugurada no ano de 1992, a unidade fica na avenida das Maritacas, 1.800. Foi reformada em 2014, mas não conseguiu resolver vários problemas em sua estrutura e mobiliário. Em março deste ano, teve início uma ampla reestruturação do prédio. Durante as obras, os atendimentos passaram para a UBS Mister Thomas, que fica na região. Com a conclusão dos trabalhos, a unidade voltou a operar normalmente no dia 19.
Executada pela Smart Link Soluções LTDA, a obra incluiu serviços como substituição do piso, do revestimento cerâmico interno e das portas, pintura da área interna e externa, manutenção da fachada da UBS e do muro. O telhado e as esquadrias passaram por revisão, e agora a unidade tem nova comunicação visual para identificar cada um dos espaços. Foi instalado novo sistema elétrico, com acréscimo de pontos para instalação de aparelhos de ar-condicionado, e os sistemas de lógica, internet e iluminação receberam melhorias.
Para que todo os usuários possam frequentar a unidade com segurança, o prédio passou a ter novos acessos e banheiros com acessibilidade. As instalações sanitárias também ganharam novos acessórios e acabamentos, e agora todos os ambientes contam com lavatórios completos. Além disso, as salas da UBS contam com novos móveis e equipamentos, que trazem mais conforto e melhores condições aos seus usuários e servidores que ali atuam.
A coordenadora da UBS Lindóia, enfermeira Michelle Amorim, destacou que houve um remanejamento da área construída para que as salas e consultórios ficassem adequados para cada tipo de atendimento. “Um exemplo é a sala de acolhimento, onde a equipe da enfermagem atua. Essa sala ficou muito mais ampla, facilitando o atendimento da população."
Com uma área de abrangência com mais de 15 mil pessoas, a UBS do Lindóia é referência para os bairros Aratel, Cidade Industrial, conjuntos Lindóia, Eucaliptos e José Maurício Barroso, Jardins Alemanha, Indusville I e II, Marissol, Urca, Parque Waldemar Hauer B e Nacional, Vila Isabel, Vila Romana e Gleba Lindóia.
O prefeito Marcelo Belinati visitou as duas unidade de saúde e relembrou todo o trabalho realizado para renovar toda a estrutura de saúde do município. “São melhores condições de trabalho para os profissionais e melhores condições de atendimento para a população. Temos 54 unidades de saúde no município, e 51 foram totalmente reformadas, muitas reconstruídas, ampliadas, e construídas novas unidades para bem atender à nossa população”, contou.
(Com informações do N.Com)

