Imagem ilustrativa da imagem Unidades de permanência para idosos são orientadas a interromper visitas
| Foto: iStock

Considerado grupo de risco pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para a covid-19, os idosos estão com atenção extra do poder público municipal no combate à disseminação da doença. Em razão disso, as atividades dos três CCI (Centros de Convivência da Pessoa Idosa) em Londrina – nas zonas norte, leste e oeste – foram canceladas e partir de segunda-feira (23) os espaços estarão fechados. Em média são atendidos mil idosos por semana nos locais.

Para as três instituições de longa permanência que mantém vínculo com a prefeitura – Asilo São Vicente de Paulo, Lar Maria Tereza e Lar dos Vovôs e Vovozinhas -, a secretaria municipal do Idoso determinou o interrompimento temporário das visitas externas. “Somente familiar, uma vez por semana, 15 minutos e respeitando os protocolos de saúde”, afirmou a responsável pela pasta, Andrea Ramondini Danelon.

A mesma orientação será recomendada para as casas de repouso particulares. “Para os grupos independentes de farmácias, supermercados e igrejas a orientação é para que cancelem todas as atividades com os idosos”, advertiu.

Em Londrina também existe a Casa Dia, que acolhe idosos em que as famílias de baixa renda não conseguem cuidar, de maneira semi-integral. Neste caso, a secretaria está analisando como irá proceder. “Teremos que ver isso gradativamente para que esses idosos comecem a voltar para as casas. Acreditamos que vamos conseguir de maneira satisfatória”, projetou.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nas ações desenvolvidas pela secretaria municipal de Assistência Social estão mantidos os serviços, respeitando as regras de prevenção. Serão suspensos os serviços de aprendizagem e de convivência e fortalecimento de vínculo, que atendem crianças e adolescentes, sendo o segundo espalhado por 30 unidades nas zonas urbana e rural.

Só terão acesso aos serviços os casos considerados de extrema necessidade pela pasta. “Temos cinco mil educandos nos dois serviços e estimamos que aproximadamente 40% vai continuar frequentando”, calculou a secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali.

HOSPITAL DO CÂNCER

O Hospital do Câncer de Londrina adotou medidas para contribuir para a contenção da Covid-19 e com o objetivo de proteger os pacientes oncológico da instituição. A partir desta quarta-feira (18) todos os voluntários que tenham acima de 60 anos serão preventivamente afastados por tempo indeterminado.

Também estão suspensas todas as ações voluntárias que envolvam distribuição de alimentos, visitas pastorais, musicais, artísticas e de grupos religiosos, assim como a realização de missas e cultos na capela ou em qualquer outro local do hospital. Já a partir de quinta (19) as visitas aos pacientes internados serão restritas a uma pessoa por dia, por 15 minutos e somente para aqueles que não possuem acompanhantes na internação.

Não poderão realizar visita pessoas que apresentarem sintomas respiratórios nos últimos sete dias; com febre há uma semana; caso suspeito de coronavírus; com sinais e sintomas infecciosos (ex: diarreia, náusea, vômito); gestantes; idosos acima de 60 anos; e pessoas que viajaram para outro país nos últimos 14 dias.

A restrição ainda atinge a permanência dos acompanhantes, que só vão poder ficar durante a internação com pacientes idosos, crianças e adolescentes menores de 18 anos ou que se encaixem nos protocolos do hospital. Exceções serão avaliadas pela equipe multiprofissional.

Consultas, cirurgias, radioterapia, quimioterapia e atendimento multiprofissional seguem sendo realizados normalmente.