A Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) do Paraná autorizou a construção de uma nova Unidade Mista de Saúde (UMS) no município de Jaguapitã (Região Metropolitana de Londrina). Ao todo, o Governo do Estado investirá R$ 3 milhões para a construção da unidade. A medida visa ampliar o acesso aos serviços de saúde de baixa complexidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A futura UMS em Jaguapitã contará com uma área total de 643,53 m² e oferecerá tanto atendimento de Atenção Primária quanto Pronto Atendimento de Baixa Complexidade. O nome escolhido para a unidade será em homenagem ao médico José Leite, profissional histórico no município que foi vítima de Covid-19 durante a pandemia.

A iniciativa representa um marco para Jaguapitã, proporcionando assistência médica 24 horas por dia e uma expectativa de aproximadamente 3.100 atendimentos mensais. O acolhimento humanizado dos usuários é uma das prioridades desse novo projeto padrão fornecido pela Secretaria para municípios de pequeno porte. "Quero agradecer essa parceria com o Governo do Estado, que tem deixado um grande legado para Jaguapitã, como asfalto para dois parques industriais e agora essa grande obra para a saúde da nossa população", comemorou o prefeito Gerson Marcato.

"Essa é uma obra que transforma a realidade do município", disse. o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, destacando a importância da regionalização da saúde e a proximidade da oferta de atendimento aos paranaenses.

O município de Ivaté também deverá ganhar uma UMS, assim como como Jataizinho, Maria Helena e Quatro Pontes, fortalecendo a estrutura de atendimento à saúde e garantindo uma abordagem mais eficiente e próxima às necessidades da população. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)