Prefeitura assinou contrato com empresa responsável pelo serviço neste mês
Prefeitura assinou contrato com empresa responsável pelo serviço neste mês | Foto: Divulgação

Único bairro de Apucarana (Vale do Ivaí) a não contar com asfalto, o jardim Santiago vai receber toda a infraestrutura, totalizando cerca de 17 mil metros de vias com pavimentação. A prefeitura da cidade assinou no início deste mês o contrato com a empresa que venceu a licitação para o serviço.

Será investido R$ 1,7 milhão, sendo que a maior parte deste montante é oriundo de um financiamento junto à Caixa Econômica Federal por meio do programa “Avançar Cidades”, do Ministério das Cidades. O restante, cerca de 20%, é contrapartida do município. O processo com a assinatura foi para homologação do banco.

A previsão do executivo, segundo o secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno, é dar a ordem de serviço para começo das obras ainda neste ano. “São oito ruas, em que existe uma demanda bem grande, porque as pessoas nos cobram. É uma forma também de valorizar o bairro”, apontou o engenheiro civil.

O jardim Santiago é um loteamento popular feito no início dos anos 2000. Na época, não havia exigência para asfaltamento neste tipo de modalidade de residência. Além do pavimento, ainda deverão ser feitos meio-fio, estrutura de drenagem, com bocas de lobo e galerias pluviais, e calçamento. O prazo de execução do trabalho é de seis meses.

Atualmente, o bairro conta com vias de paralelepípedo, já deteriorado em algumas partes, enquanto que outras são de terra, gerando dor de cabeça e problema para os populares por conta da poeira nos dias secos e da lama quando chove. “É até questão de saúde asfaltar este jardim”, reconheceu.

PROJETO

Cerca de seis quilômetros de ruas em Apucarana ainda não contam com pavimentação, sendo estas espalhadas por várias localidades do município, como o caso de parte da rua João Batista Boscardin, no Belvedere. A meta do executivo é asfaltar tudo nos próximos meses. “O objetivo é pavimentar iniciando pelos bairros mais antigos e com maior número de habitantes. Estamos dando andamento e buscando recursos”, destacou Moreno.