Vânia Moreira
De Umuarama
Cerca de 200 alunos da escola municipal Sebastião de Matos, no Parque San Remo, em Umuarama, estão frequentando a escola durante as férias. O grupo faz parte de um projeto piloto lançado esta semana pela Secretaria Municipal de Educação que, se der certo, será estendido a todas as escolas da rede municipal a partir do próximo ano.
O objetivo é oferecer atividades e alimentação aos alunos durante as férias para evitar que fiquem nas ruas. ‘‘A maioria dos alunos vem de famílias muito pobres, cujos pais trabalham fora. Nas férias, estas crianças acabam sozinhas em casa ou nas ruas, em muitos casos sem ter o que comer’’, diz o prefeito Fernando Scanavaca (PPB).
Com o projeto ‘‘Férias: Crianças na Escola’’, a prefeitura espera tirar crianças e adolescentes das ruas durante esse período, oferecendo diversão e comida. Os estudantes passam a manhã no colégio com direito a um café reforçado e almoço. Professores e estudantes de educação física foram contratados para coordenar e aplicar os jogos, brincadeiras e gincanas recreativas que serão realizadas todos os dias até 11 de fevereiro, quando começa o ano letivo.