Maringá – O Museu da Bacia do Paraná, da UEM (Universidade Estadual de Maringá), realiza, pela segunda vez na sua história, uma ação que vem se tornando tendência entre diversos museus em todo o mundo, que são as visitas noturnas. Como parte da programação do Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, o projeto "Uma noite no Museu da Bacia do Paraná" volta à cena, desta vez inaugurando a Exposição Maringá que se move: a expansão urbana e os meios de transporte.

Além de oferecer uma incursão na malha urbana de Maringá, por meio de uma maquete, e do contato com alguns meios de transporte que integram o acervo do Museu, o público participante do projeto será surpreendido com diferentes atrações e atividades lúdicas.

Uma noite no Museu da Bacia do Paraná começa nesta sexta-feira, dia 18, com um grupo de estudantes de uma escola da região de Maringá. Uma vez por semana, o MBP abrirá para visitação noturna, mediante pré-agendamento. As visitas podem ser agendadas através do e-mail: [email protected].

A Exposição permanecerá aberta ao público até 30 de junho, também com atendimento regular das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.

ANTIGA RESIDÊNCIA
O Museu funciona na antiga residência de um dos diretores da Companhia Melhoramentos, responsável pela venda de lotes em Maringá, Londrina e cidades circunvizinhas. Com uma área de 250 m², a antiga residência foi cedida à universidade, tendo sido desmontada de sua localização original e remontada no campus.

A atual coordenadora do museu, professora Sandra Pelegrini, lembra que a sede do MBP/UEM foi tombada como um dos bens culturais da cidade, pela Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Maringá.