A cidade de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) contará uma grande história que tem sido orgulho para o município: a presença de imigrantes de diferentes etnias. Com o clima de Natal, a intenção é reuni-los em uma celebração de respeito e integração com toda a comunidade neste final de semana.

No sábado (14) e domingo (15), a festa “A união faz o Natal” espera reunir um público de cinco mil pessoas no Centro Esportivo Emilio Gomes, a partir das 15h. Para dar início às celebrações, uma caminhada com lanternas está marcada para esta sexta-feira (13), às 19h, em frente ao Banco do Brasil, na avenida Expedicionários, 291.

Cada representante estará vestido de acordo com sua etnia, mas quem não tiver um traje típico poderá vestir roupas brancas. “Através da festa, estamos integrando todos esses povos do Japão, Itália, Portugal, Haiti, Alemanha e Suíça. Será uma festa diversificada e colorida, com comidas típicas e apresentações artísticas”, comenta Maria Luiza Müller, autora do projeto.

A iniciativa, segundo ela, parte do entendimento de que “todos vivem no mesmo espaço, desfrutam dos mesmos ambientes, convivem com problemas comuns e enfrentam diversidades alheias às próprias vontades nas áreas políticas, ambiental, econômica, social e religiosa.”

Haitianos

Uma das comunidades mais representativas na festa será a de haitianos. A estimativa é de que aproximadamente 800 imigrantes vivem hoje em Rolândia. Um deles é Carnot Luxama, 34, que chegou em fevereiro de 2019. Ele conta que veio sozinho com o objetivo de cursar uma pós-graduação em Psicologia.

Além deste curso, ele também é formado em Ciências Econômicas. Enquanto Luxama aguarda o resultado de uma bolsa de mestrado, ele trabalha em uma indústria de frangos em Jaguapitã, também na região metropolitana de Londrina.

“A maioria dos haitianos estão aqui para ter uma vida melhor, trabalhar. E acho que eles escolheram essa região pelas oportunidades de emprego em indústrias de carnes”, comenta. Luxama é um representante da comunidade haitiana e está ajudando nos preparativos da festa. Eles irão cozinhar o prato típico de banana verde frita com carne e salada. “É a nossa comida. No Haiti, as pessoas vendem isso em ônibus, em qualquer lugar.”

Para contar um pouco da história do país caribenho, os haitianos cantarão o hino nacional e uma música de Natal. “Eu quero que as pessoas conheçam mais sobre nosso país. Temos uma história rica. Em 18 de novembro de 1803, vencemos a força armada francesa, que era a mais poderosa do mundo. Temos uma cultura e lugares muito bonitos e o povo é extremamente corajoso, trabalhador e hospitaleiro. Tenho certeza que a festa será um momento muito feliz”, comentou.

Portugueses

A filha de um casal de portugueses que chegou em Rolândia em 1951 para trabalhar na lavoura, também está empenhada em ajudar a preparar o típico bolinho de bacalhau para o evento. Anamália Almeida Jerônimo Negrão, 62, conta que a população de pioneiros e descendentes de portugueses diminui muito com o passar dos anos.

“Hoje não chegamos a 100 aqui na cidade e essa é uma das razões que me deixam animada com a festa. Minhas netas, filhos e todos os demais visitantes vão poder mergulhar um pouco na nossa história, resgatando nossa cultura. Quando uma história não é contada, ela é esquecida”, afirma.

A festa “A união faz o Natal” é uma promoção da Associação de Festas Culturais e conta com o apoio da prefeitura municipal. “Queremos que todos os povos entrem no clima do final de ano com a nossa festa. Muitas vezes, os estrangeiros se sentem discriminados longe da terra natal e o evento é uma forma deles se sentirem acolhidos”, diz Claudir Giraldi, presidente da associação.

Além das apresentações artísticas e culturais haverá um concurso de presépios, sendo três exemplares produzidos pelo artista plástico rolandense Edson Massuci, que utiliza materiais recicláveis em suas produções. O vencedor será divulgado no domingo, quando também será celebrada uma missa campal pelo padre Célio Taroso, de Lunardelli, a partir das 19h.

Serviço: “A união faz o Natal”

Quando: dias 14 e 15 de dezembro, a partir das 16h (em caso de chuva, a festa será prorrogada)

Onde: Centro Esportivo Emílio Gomes (avenida Castro Alves, 2116)