Uma dúzia de ciclistas para uma supercicleta
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de dezembro de 2006
Reportagem Local 
Criança adora bicicleta. Mas tem verdadeiro fascínio pelos trenzinhos que costumam sair às ruas das pequenas cidades nas noites de verão. Daí o sucesso da invenção de um londrinense, o bitrem - ou Traik Cantoni, como foi batizado - um misto das duas coisas, que está atraindo muita gente. Depois de passar com sucesso num ''teste'' feito na praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Londrina, dias atrás, a brincadeira agora está tornando as noites de verão mais divertidas na praia de Balneário Camboriú, SC.
Para sentir o vento no rosto, ninguém pode ficar parado. As cadeiras - podem ser até 12 - tem à sua frente dois pedais, para que cada passageiro dê uma forcinha ao monitor, responsável por colocar a supercicleta em movimento e dar-lhe direção.
O teste do brinquedo, que era para ser feito apenas uma vez, acabou se prolongando por vários dias. Nos períodos de maior movimento, como início da noite, formaram-se filas de pais e mães com filhos ansiosos para experimentar a novidade. ''No início, nós viemos só para brincar com as crianças, antes de irmos para a praia. Mas todo mundo gostou tanto que resolvemos ficar mais uns dias. Tem mãe que já andou com o filho mais de 10 vezes'', contou o monitor Anderson Rodrigues, garantindo que ninguém reclama de pedalar. ''É uma forma de divertir as pessoas, sem deixar ninguém parado'', completa.
A lojista Ana Késia Correia Santana é uma das fãs da engenhoca. ''Já trouxe meus sobrinhos quatro vezes'', confessou. No dia em que a reportagem foi feita, os sobrinhos de Ana, com 5 e 7 anos, que moram no Jardim Tókio (Zona Oeste), tinham vindo para o Centro só para andar no bitrem. ''Achei a idéia bem interessante'', elogiu ela.
A invenção foi do proprietário do ferro-velho Cantoni, José Roque Cantoni. Ele construiu vários bitrens. Três seguiram para a praia, levados por um sobrinho do inventor. ''Gosto de criar novidades que motivem as pessoas a pedalar'', explicou. Ele também garantiu que a brincadeira pode voltar a animar a noite dos londrinenses: ''Se a gente tiver um local em que não atrapalhe o público e se a prefeitura nos autorizar, a gente volta para a praça''.


