Uma agradável convivência
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Carolina Avansini<br> Reportagem Local 
Um ato de solidariedade que traz ganhos para todos os envolvidos. Assim pode ser definida a iniciativa de algumas famílias londrinenses participantes do programa Adote um Músico, que garante hospedagem a estudantes inscritos no 29º Festival de Música de Londrina (FML).
Ao oferecerem abrigo na própria casa aos jovens músicos que vêm à cidade para aperfeiçoarem-se nos cursos pedagógicos do evento, os londrinenses, além de contribuírem para o futuro profissional dos artistas, beneficiam-se da convivência com pessoas interessantes, talentosas e muito disciplinadas.
A família da psicóloga Maria de Lourdes e do médico José Alberto Correia da Silva recebeu o paulistano Ezequiel Sieba, que toca viola e veio participar do curso Filosofia do Método Suzuki. Decidimos adotar um estudante porque gostamos muito de música e sabíamos que a convivência seria prazerosa para todo mundo, explicou Lourdes.
Silva e os dois filhos também são músicos e já arriscaram parcerias com Ezequiel durante os intervalos das aulas. Estamos conhecendo um instrumento novo. Além disso, Ezequiel compartilha sua experiência com os meninos. Tem sido uma convivência muito legal, avalia ela.
Nesta semana, alguns vizinhos terão a oportunidade de apreciar o músico e o médico apresentando-se juntos. Estamos planejando tocar para os moradores de um lar de idosos aqui da vizinhança, contou Silva.
Ezequiel, assim como outros músicos hospedados em casas de família, só pôde participar do festival por ter conseguido vaga no programa. Ao receberem o rapaz, Maria de Lourdes e Alberto vão beneficiar muitas crianças carentes de São Paulo. O músico é professor de violino no projeto Guri Santa Marcelina, ofertado em centros unificados da prefeitura da capital paulista.
Vim para ter contato com o Método Suzuki e descobri que é fantástico para ensinar crianças. Elas aprendem o instrumento com mais facilidade porque o processo é muito prazeroso. Esse curso está mudando muita coisa na minha vida, disse.
A empresária Leila Manttovanni adotou músicos pela primeira vez neste ano e está encantada com a experiência. Ela hospeda Priscila Follnrann Barban, de Bauru (SP), que veio fazer os cursos de piano, percepção e também participa do coro do festival; e Isaac Kerr, de São Paulo, que está cursando regência de orquestra. Adoro todas as artes e queria contribuir, justificou Leila, lembrando que as famílias dos músicos fazem um grande investimento na formação dos filhos. Os pais desses jovens dão ao mundo a possibilidade da arte existir. Quero fazer parte desse investimento, explicou ela.
Isaac, que faz faculdade em período integral de Regência Plena na Unicamp, em Campinas, revelou que só se inscreveu no festival após conseguir hospedagem na casa de Leila. Meus pais já se sacrificam bastante, por isso,
não queria dar mais gastos,
justificou.
Graças à solidariedade da empresária, ele terá a chance de reger uma orquestra. É uma oportunidade única, afinal, ninguém tem uma orquestra no canto do quarto para praticar, brincou.
Priscila participa do festival pela segunda vez. No ano passado, ela tinha uma prima estudando na cidade e hospedou-se em sua casa. Na edição atual, só veio a Londrina por causa do programa Adote um Músico. São 15 dias de cursos. Ficaria muito caro, avaliou a moça. Segundo ela, participar de festivais é muito importante pelo incremento na formação e também pelo contato com professores renomados. Participamos de outros eventos durante o ano. Cada oportunidade é muito preciosa.
Para Leila, a presença dos dois jovens em casa superou as expectativas. Além das conversas agradáveis e da música presente por todos os cantos, a disciplina e a força de vontade dos estudantes está servindo de exemplo para o filho Pedro, de 15 anos, que também toca piano e agora aventura-se nos acordes da guitarra.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Festival de Música de Londrina, nesta 29º edição o evento matriculou 906 alunos, dos quais 220 são de outros Estados. Seis famílias aderiram ao programa Adote um Músico e estão hospedando 8 estudantes. Outras 40 famílias que participaram do programa em anos anteriores recebem diretamente músicos que já ficaram em suas casas em outras
ocasiões.


