Um paciente a cada 15 minutos
Conforme a diretora de ações em saúde de Londrina, Simone Rodrigues Gonçalves, as unidades básicas trabalham em esquema de assistência programatória, o qual prioriza os grupos de risco, a demanda espontânea e também em domicílio.
Ao todo, quatro postos oferecem pronto atendimento, além do centro de saúde do Conjunto Armindo Guazzi, na Zona Leste, que recebeu um plantonista este ano. ''A idéia da Secretaria é remanejar plantonistas para pontos estratégicos da cidade. Um concurso será aberto ainda este ano para a contratação de seis novos profissionais'', informou Simone.
Segundo ela, nas unidades básicas são tratados os diferentes ciclos de vida, ''crianças, mulheres e adultos, além do tratamento bucal''. Também são prestados serviços de vigilância sanitária e epidemiológica, controle de dengue e o Programa DST/Aids, com a coleta de exames.
''Os problemas são pontuais e quando a ouvidoria da Saúde não consegue resolver a questão, repassa para a gerência da própria UBS'', disse Simone, ressaltando que são feitas reuniões mensais nos centros de saúde para planejar ações. ''A maioria dos postos utiliza caixas de sugestões para saber o que pensa a população'', assinalou a diretora.
Conforme ela, os postos têm atendido a demanda da cesta básica de remédios preconizada pelo Ministério da Saúde. São distribuídos mais de cem tipos de medicações entre antibióticos, antiinflamatórios, antialérgicos, remédios para diabéticos, entre outros.
Toda semana, um carro da Prefeitura passa em cada unidade para recolher os exames laboratoriais, que são encaminhados ao laboratório municipal, Centrolab. Já os exames mais complexos, como raio-x, são encaminhados para prestadores conveniados da Secretaria de Saúde de Londrina, como contou Simone Gonçalves.
''O acesso às unidades é universal, mas o usuário é orientado a procurar o posto mais próximo à residência dele'', completou a diretora, afirmando que cada centro de sa© úde tem um ginecologista, um pediatra e um clínico geral. ''É recomendado aos médicos atenderem um paciente a cada 15 minutos, tempo suficiente para a realização de um exame físico.'' (M.G.)





