Um merecido descanso nas cachoeiras
Sombra e água fresca, a combinação mais desejada do Verão, pode ser desfrutada mesmo por aqueles que andam com o dinheiro curto. Em Tamarana (62 km ao sul de Londrina), a Estância Cachoeira oferece um cenário rústico, onde as principais atrações são as cachoeiras e açudes para pescaria, a preços acessíveis. A paz e o sossego, segundo o proprietário Hamilton Laerte Araújo, são de graça.
A fazenda, de 50 alqueires, é cortada pelo Rio Apucaraninha e dispõe de dezenas de cachoeiras construídas pelo proprietário há cerca de oito anos. Feitas com pedras sobrepostas, onde foram aproveitadas as corredeiras naturais do Apucaraninha, as cachoeiras atraem os turistas para banhos e esportes radicais, como o bóia-cross e o rafting (descida nas corredeiras com bote inflável específico). Os mais aventureiros vão se sentir em casa: no rio tem ponte pênsil esperando a travessia.
Os peixes podem até não morder a isca, mas não será por falta de açude, garante o proprietário. Na fazenda existem sete pequenos lagos, com carpas, curimbas e bagres, diz Araújo. Em volta dos lagos, uma alameda de amoreiras e outras árvores das mais variadas espécies, protegendo com a sombra as peles mais sensíveis. Aos pescadores, só resta sentar sobre o gramado impecável e preparar o caniço e samburá.
Quiosques, churrasqueiras e bancos de pedra estão instalados literalmente sobre o rio. No local, uma surpresa: o telhado está coberto por bromélias, resultado da obra paciente de pássaros, que depositam ali as sementes. Para que os hóspedes entrem no clima de roça existe um fogão à lenha. Segundo Araújo, são os homens que cozinham, dando folga para as esposas.
Os dois chalés da estância podem abrigar com conforto cerca de 20 pessoas, entre adultos e crianças. Apesar de ter leitos, grupos maiores devem levar colchonetes e roupas de cama. O representante comercial Francisco Rafael Cavalheiro veio de São Paulo com a família para passar o Reveillon e aprovou a fazenda. Nas praias têm gente demais. Aqui encontramos tranquilidade, comentou. O micro-empresário Victor Franco, também de São Paulo, veio conhecer a Estância Cachoeira e recomendou o passeio. O lugar é muito bom. Pena que não dá tempo para desfrutar por mais dias. Ambos pretendem retornar.
O proprietário da Estância Cachoeira está construindo mais alguns chalés e também uma casa em árvore. Como a do Tarzan, conta Araújo. Os turistas que vierem com barracas não terão problemas: há lugar suficiente para todos. Os grupos de até 10 pessoas que alugarem as casas vão pagar R$ 100,00. O telefone para reservas é: (43) 322-3737, ou (43) 323-9740.





