O prefeito Marcelo Belinati (PP) flexibilizou a visita de familiares em quatro asilos e 18 casas de repouso conveniados com o município. O decreto que impedia a visitação por causa do risco de contaminação da Covid-19 valia desde maio de 2020 e foi revogado na última segunda-feira (22).

A nova determinação, que foi publicada no Jornal Oficial, afirma que o contato presencial com os idosos deverá seguir regras de prevenção estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Sesa (Secretaria Estadual de Saúde). Desde o início da pandemia, dois asilos, um particular e outro com convênio firmado com a prefeitura, enfrentaram surtos da doença.

O contato presencial com os idosos deverá seguir regras de prevenção estabelecidas pela Anvisa  e a Sesa
O contato presencial com os idosos deverá seguir regras de prevenção estabelecidas pela Anvisa e a Sesa | Foto: iStock

"Apesar dessa flexibilização, as visitas só serão liberadas depois que a Vigilância Sanitária aprovar o plano de prevenção apresentado por cada instituição. Os idosos sofreram muito com esse isolamento. Tiveram piora no quadro geral, seja ela cognitivo, motor ou social. Muitos andavam e não andam mais. Outros desenvolveram ansiedade e depressão pela falta do convívio", explica a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini.

Para que o vínculo não fosse totalmente perdido, as entidades faziam videochamadas entre os idosos e os parentes. Andrea espera que as primeiras visitas sejam autorizadas a partir da semana que vem. Porém, não descartou voltar atrás se algum caso suspeito for identificado. "Pode ser tanto nos velhinhos quanto nos funcionários. A visitação será suspensa imediatamente", afirmou.

Cerca de 500 idosos vivem em instituições que possuem parceria com a Prefeitura de Londrina. De acordo com a secretária, todos já tomaram a terceira dose de reforço contra o coronavírus.