Emerson Dias
De Foz do Iguaçu
Especial para Folha
A última praça de pedágio da BR-277, localizada em Santa Terezinha de Itaipu (23 km a nordeste de Foz do Iguaçu), foi bloqueada ontem por cerca de 150 caminhoneiros. Eles liberaram os acessos laterais somente para a passagem gratuita de carros de passeio e caminhões com cargas perecíveis.
Segundo informações da assessoria de imprensa da concessionária Rodovia das Cataratas, três praças de pedágio da região sofreram paralisação ontem por causa do protesto.
A situação mais crítica foi registrada em Santa Terezinha de Itaipu, onde as 13 cabines responsáveis pela cobrança do pedágio deixaram de funcionar a partir das 8 horas de ontem, depois que cerca de 150 caminhoneiros fecharam a entrada principal da praça durante uma hora. Passado este prazo, foram liberados pequenos veículos e caminhões com cargas perecíveis, mas somente durante poucas horas, segundo os manifestantes. ‘‘A partir das sete horas de amanhã (hoje), não deixaremos passar mais nenhum companheiro’’, disse Márcio Candiotto, caminhoneiro de 24 anos.
Até o final da tarde de ontem, cerca de 100 caminhões ainda estavam no local. Muitos dos que aderiram a paralisação estacionaram em postos na beira da rodovia. Somente o posto Tamburi, em Santa Terezinha de Itaipu, 30 caminhões estavam parados, aguardando novas definições dos representantes do movimento.