UFPR comemora eleição e reitor já pensa nas reformas do prédio
Vivian de Albuquerque
Como agradecimento aos votos recebidos na Campanha Eleja Curitiba, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) organizou ontem, em Curitiba, uma grande festa com direito a muitos balões, fogos de artifício e orquestra. A comemoração aconteceu em frente ao prédio eleito símbolo da cidade, na Praça Santos Andrade.
Eleito entre seis outros concorrentes, o prédio da UFPR nem estava incluído na cédula de votação no ínicio da campanha. E só entrou nela, depois de uma grande mobilização de professores, alunos e principalmente ex-alunos. Entre eles, o médico-neurologista, Affonso Antoniuk. Não é à toa que temos aquela bandeira pendurada ali, mostrou ele orgulhoso, um dos banners pendurados no alto do prédio.
Mas o maior prêmio para a UFPR, como vencedora da Campanha Eleja Curitiba, deve vir mesmo daqui a alguns meses, com o início de uma grande reforma. Na verdade nós já temos muitos contatos com várias empresas interessadas em ter a universidade ao lado delas, declarou o reitor da UFPR, Carlos Roberto Antunes dos Santos. Queremos é fazer deste prédio um centro de ensino, pesquisa e extensão, só que agora ainda mais voltado para as atividades culturais.
Segundo o reitor, já na próxima terça-feira, deve ser definido o projeto de restauração, que deve ser concluída até o ano de 2002. O orçamento gira em torno dos R$ 1,8 milhão. Recursos que deverão ser captados junto à comunidade, através da Lei Rouanet. Temos projetos grandes para um teatro, um cinema, um cine-clube e uma sala de atos, descreveu Antunes.





