Ponta Grossa - A UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) antecipou a formatura de 32 estudantes do curso de medicina e realizou a cerimônia na última terça-feira (28). A colação da turma aconteceria em agosto de 2020, mas a conclusão antecipada é amparada pela Medida Provisória 934 do Ministério da Educação, editada para que haja mais profissionais da saúde atuando no enfrentamento ao coronavírus. A cerimônia foi virtual, a primeira do tipo no Paraná,

Imagem ilustrativa da imagem UEPG antecipa formatura de estudantes de medicina
| Foto: Luciane Navarro - UEPG

Giulia Carvalho dos Santos foi a única formanda a estar presencialmente na reitoria da UEPG enquanto os demais participaram a distância e assinaram digitalmente, em tempo real, os documentos. "A formatura tão foi emocionante quanto se tivesse sido presencial. Nós, agora médicos, estamos à disposição e prontos para enfrentar juntos essa pandemia”, afirmou ela, que proferiu o juramento da profissão.

“No protocolo de formatura é importante a assinatura de ata. Por isso, ela foi criada no sistema SEI e enviada on-line para que formandos e demais autoridades representadas assinassem digitalmente”, explicou pró-reitora de Graduação, Ligia Paula Couto.

DE RONDÔNIA

Kizzy Simão dos Santos Rocha acompanhou a formatura ao lado da família, em Rondônia. “Foi emocionante mesmo sendo on-line. Chorei como se fosse uma colação ao vivo e em cores. Ledo engano imaginar que não seria emocionante por ser a distância”. Formada, ela pretende continuar na região norte, que, como ela mesma alerta, é muito carente em questão de saúde pública, especialmente de médicos.

COMO FOI

A mesa presencial de autoridades foi reduzida devido à pandemia. Integraram o protocolo somente o reitor, o vice-reitor e a pró-reitora de Graduação: Miguel Sanches Neto, Everson Krum e Ligia Paula Couto, respectivamente. “Estamos formando antecipadamente estudantes de medicina para que possam atuar imediatamente em Hospitais e Unidades Básicas de Saúde num momento em que a sociedade tanto precisa de profissionais da saúde. Mesmo com a formatura antecipada, não haverá prejuízo à formação porque, passada a pandemia, será ofertado aos formados um curso de aperfeiçoamento com conteúdo faltante, de uma área específica”, detalhou o reitor.

Imagem ilustrativa da imagem UEPG antecipa formatura de estudantes de medicina
| Foto: Luciane Navarro - UEPG

FORMANDOS

Receberam a imposição de grau: Allinson Lidemberg Ribeiro, André Luiz Ávila Peres, Aryadyne Bueno Rocha Szesz, Cauê Ogatta Maia, Cristhyan Gabriel Pavlak Polli, Diogo von Gaevernitz Lima, Douglas Barbosa Lima, Eduarda Mirela da Silva Montiel, Évelyn Amanda Baller, Fabio Augusto Nadal, Giovane Okarenski, Joaldo Alves Teixeira, João Henrique Maffisoni Roceto, Jorge Antônio Matkovski, Karoline de Oliveira, Keizi Dayane de Lima, Kizzy Simão dos Santos Rocha, Lincoln Denck de Bonfim, Lucas Giovanetti Rebischke, Marisa Gonçalves de Oliveira, Matheus Grabin Kovalski, Nicolas Brandalize Medeiros, Patricia Gomes de Almeida Lopes, Rodrigo Silva Oliveira, Sâmela Basi Fagundes, Stella Kuchler, Thaís Carolina Klepa, Vanessa Alana Pizato, Vanessa Carolina Botta, Vanessa Peçanha Alves, Vivian Missima Jecohti. (Com informações da UEPG)