As aulas presenciais foram retomadas na Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) na segunda-feira (7), após quase dois anos do início da pandemia de coronavírus. Para o retorno seguro das atividades dos cursos de graduação e pós-graduação, a instituição elaborou o Protocolo de Biossegurança Institucional, que trata sobre regras de convívio, informações sobre formas de contágio e instruções de conduta diante de casos suspeitos e confirmados.

O retorno gerou muitas expectativas nos estudantes. “Creio que iremos conseguir recuperar o tempo perdido nessa pandemia, além de poder aprofundar mais os conhecimentos, com o professor presente para tirar qualquer dúvida a qualquer momento”, destacou a estudante de odontologia Nicole Francine da Silva.

Por ser o último ano de graduação, a acadêmica de ciências biológicas Roberta Annunciato afirmou que o retorno presencial é muito especial. “Ter essa oportunidade de concluir o curso presencialmente, tendo esse contato direto com os professores que me acompanharam nos cinco anos de curso, é excepcional..

“É muito bom, finalmente, reencontrar os colegas, conhecer os alunos novos e, também, os professores, já que muitos deles só havia conhecido virtualmente. No presencial a relação professor e aluno é muito melhor, bem como a participação”, disse a aluna de letras Ana Luiza de Melo.

REALIDADE DURADOURA

“Começamos uma nova etapa depois de dois anos de muita perseverança de toda comunidade acadêmica e agora voltamos para uma realidade que espero ser de fato duradoura”, destacou a reitora da Uenp, Fátima Aparecida da Cruz Padoan. “Para que isso aconteça nós precisamos muito, além de todos os cuidados que a universidade vem tendo, da colaboração de todos, estudantes, professores e agentes universitários”.

Imagem ilustrativa da imagem Uenp retoma as aulas presenciais nos cursos de graduação e pós
| Foto: Fotos: Divulgação - Uenp

A professora do curso de enfermagem e membro do Comitê Institucional de Contingência da Covid-19, Maria José Quina Galdino, fala da importância dos cuidados pessoais nesse retorno e sobre o protocolo de biossegurança. “O plano de retorno seguro às aulas presenciais foi elaborado através de fontes oficiais e evidência científica, pois, como estamos em uma universidade, precisamos cada vez mais reafirmar o papel da ciência, que foi fundamental nessa pandemia”, frisou.

leia também:

+ Projeto da Uenp com animais ajuda na socialização de crianças

PROTOCOLO

A professora acentua que será obrigatório o uso de máscara facial cobrindo nariz e boca durante toda a permanência nas dependências da universidade. A máscara é de responsabilidade e uso individual e deve ser trocada a cada três horas (máscara não cirúrgica ou de tecido) ou quatro horas (máscara cirúrgica) ou, ainda, sempre que estiver úmida ou suja.

No Protocolo de Biossegurança reitera-se a necessidade de higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, após tossir, espirrar, usar o banheiro, manusear alimento, lixos ou objetos de trabalho compartilhados, tocar em superfícies de uso comum, antes e após a colocação da máscara, além de ter um frasco de álcool em gel 70% no bolso ou na bolsa. Também é necessário evitar aglomerações, respeitando o distanciamento físico de um metro.

O documento reforça que objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados, que o uso de garrafas ou copos deve ser individual e as mochilas, bolsas e demais pertences não podem ser colocados no chão. A orientação é que se mantenha os ambientes bem ventilados, com janelas e portar abertas. (Com informações da Uenp)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1