A Universidade Estadual do Norte do Paraná, em parceria com a Uenp Sustentável e o Hemepar, promovem a campanha “Doe vida, está no seu Sangue”, em prol do Banco de Sangue de Jacarezinho (Norte Pioneiro), que está com estoque baixo. O dia D da coleta será nesta terça-feira (15) das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. São bem-vindos professores, alunos, servidores e agentes universitários doadores de todos os tipos sanguíneos.

A coordenadora da Assessoria de Gestão de Sustentabilidade da Uenp, Johicy Helenn Parra, ressalta que a universidade, como instituição de ensino e parte da comunidade, tem o papel social de educar e promover a sustentabilidade nos mais diversos âmbitos. “Doar sangue é um ato de responsabilidade socioambiental, por meio do qual colaboramos com o serviço de saúde e auxiliamos na recuperação de pessoas com as mais diversas doenças ou traumas”, afirma Parra, que é engenheira ambiental.

Segundo a diretora da unidade de coleta e transfusão, Marcia Scarpelini, a unidade do Hemepar Jacarezinho está com estoque quase zerado. “Estamos numa campanha para aumentar a doação. O sangue não pode ser comprado, dependemos da solidariedade e do amor ao próximo. Doar sangue é um ato de pura generosidade e altruísmo. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, frisou.

DIARIAMENTE

A ação oficialmente ocorrerá na terça-feira, mas o Hemocentro atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Às terças e quintas-feiras também no período da tarde, das 13h30 às 16h30. O Hemocentro de Jacarezinho fica localizado na Rua Cel. Cecílio Rocha, 425, no Centro.

REQUISITOS PARA DOAR

Apresentar documento com foto

Não estar em jejum

Ingerir bastante líquido antes da doação

Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas

Ter idade entre 18 e 69 anos (16 e 17 anos acompanhados dos pais)

Pesar mais de 50 kg

Estar em boas condições de saúde

Ter dormido bem na noite anterior

Hipertensos – pressão controlada (o medicamento será avaliado pelo médico)

Diabéticos – glicemia controlada e não fazer uso de insulina

Não estar com gripe, febre, dor de garganta ou tosse

Vacinas serão avaliadas

Não ter feito endoscopia, colonoscopia, tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses

Não estar em tratamento médico ou ter feito uso de antibiótico nos últimos 15 dias

Não ter contraído hepatite, doença de Chagas, sífilis ou malária

Ter parceiro sexual fixo nos últimos 6 meses.

CRITÉRIOS APRA DOAR - COVID-19

10 dias - Pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptas a doar sangue 10 dias após a completa recuperação. Pessoas assintomáticas com teste positivo podem doar após 10 dias da data de realização do teste.

7 dias - Pessoas que tiveram contato com casos positivos estão aptas a doar sangue após 7 dias do último contato.

Pessoas que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptas a doar sangue após o término do tempo de isolamento (Com informações da Uenp)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1