Jacarezinho - Um projeto desenvolvido desde março de 2022 no campus Jacarezinho da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) tem a participação de 300 meninos e meninas de 3 a 17 anos de idade. “Esporte na Uenp para crianças e adolescentes” busca desenvolver ações que estimulem a mudança de comportamento e o aumento do nível de atividade física. Ao todo, nove modalidades esportivas são oferecidas para os participantes. As aulas são gratuitas.

Atividades são lúdicas e recreativas, observa coordenadora do projeto
Atividades são lúdicas e recreativas, observa coordenadora do projeto | Foto: Divulgação - Uenp

As opções são iniciação esportiva, natação, tênis, dança, xadrez, futsal, vôlei, handebol e basquete. Para a coordenadora do projeto, professora-doutora Flávia Evelin Bandeira Lima, as atividades são pensadas na melhora do desempenho motor dos participantes e, consequentemente, também influencia nos desempenhos cognitivo, social e afetivo.

“Fazemos uma avaliação mês a mês das crianças para ver como está o desenvolvimento motor. Mesclamos as atividades de acordo com cada faixa etária e as crianças podem fazer quantas atividades quiserem; a única que tem restrição de quantidade é a natação, por conta da demanda dos professores. Então temos oito alunos por turma”, explica a professora.

“Nossas atividades são lúdicas e recreativas, não tem o errado, nós mostramos caminhos, conseguimos com que as crianças tenham disciplina e melhorem a resolução do exercício e o desempenho, damos autonomia para elas, o que se reflete na sala de aula”, observa Lima.

“O esporte tem isso da competição, de jogar contra, de jogar com, de lidar com o outro, de lidar com você mesmo, com seus sentimentos. Ter modalidades individuais e coletivas faz com que tenha atividades diferentes, amplia o repertório motor, melhora o cognitivo, afetivo, social, emocional, de lidar com o sentimento de perder, ganhar e se frustrar”, complementa.

Modalidades individuais e coletivas são oferecidas pela instituição
Modalidades individuais e coletivas são oferecidas pela instituição | Foto: Divulgação - Uenp

ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Além da professora coordenadora, o projeto conta com a participação de uma profissional recém-formada, dez acadêmicos bolsistas e quatro voluntários. Para Lima, a participação dos acadêmicos de Educação Física no projeto é muito importante para a formação deles como profissionais, além do enriquecimento curricular. A coordenadora explica que durante as ações, os estudantes aprendem a ministrar e programar aulas que atendam necessidades do coletivo, mas também de cada criança.

O projeto possibilita ainda ao acadêmico avaliar o desempenho da criança e mostrar para os pais a importância da atividade física, tudo isso com a supervisão dos professores. “Com o Esporte na UENP, conseguimos abranger os dois cursos de Educação Física, tanto a licenciatura quanto o bacharelado. Atendemos o ensino, a pesquisa e a extensão, dentro de um único projeto, o que faz com que o acadêmico saia com uma formação mais completa”, ressalta.

COMO PARTICIPAR

Aproximadamente 300 crianças e adolescentes estão participando das aulas do projeto, que acontecem todos os dias, no contraturno escolar, tanto no período da manhã, das 9h às 11h, quanto a tarde, das 13h30 às 18h50, no Centro de Ciências da Saúde (Alameda Padre Magno, 841 – Nova Jacarezinho, Jacarezinho).

Os interessados em participar podem entrar em contato pelo número (15) 99824-0261 (Aryanne) ou (43) 996868789. O projeto é financiado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior por meio do edital Universidade sem Fronteiras. (Com informações da Uenp)

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1