O vice-reitor da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), Ricardo Aparecido Campos, visitou, recentemente, as terras indígenas de São Jerônimo da Serra e Abatiá (Norte Pioneiro), juntamente com representantes da Cuia (Comissão Universidade para os Índios), para realizar as inscrições e divulgar o XXIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná de 2024. O processo seletivo ocorrerá nos dias 24 e 25 de março de 2024 no Campus de Cornélio Procópio.

Segundo o vice-reitor, que também integra a Cuia na Uenp, a visita foi enriquecedora. “As experiências trocadas, bem como as conversas com os caciques e com os candidatos são fundamentais para pensarmos juntos estratégias para que possamos fortalecer as nossas políticas públicas e ações afirmativas de inclusão para os indígenas”, afirmou Campos.

Representante da Cuia e coordenadora e do Núcleo de Apoio e Assistência Estudantil da universidade, Rosiney Aparecida Lopes do Vale explica que os candidatos do Vestibular são dos povos indígenas de Barão de Antonina, Laranjinha, Posto Velho, Pinhalzinho e São Jerônimo. “A interação face a face com os candidatos indígenas é algo singular. É muito gratificante a alegria com que nos recebem”, salientou a professora.

Outra professora representante da Cuia, Carla Holanda da Silva, que participou da ação nos dois dias, disse que a ida às terras indígenas para fazer as inscrições é uma oportunidade de aproximação com a realidade vivida pelos acadêmicos indígenas. “Com certeza será mais uma edição realizada com sucesso e com resultados satisfatórios.”

LEIA TAMBÉM:

= UEL tem a abstenção mais baixa dos últimos vestibulares

INSCRIÇÕES GRATUITAS

O XXIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná ocorrerá nos dias 24 e 25 de março de 2024 em escolas, reservas indígenas e universidades públicas do Estado. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 6 de novembro via formulário eletrônico disponível no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina. Já as inscrições impressas devem ser entregues até dia 27 de outubro através dos correios ou nas universidades participantes.

Acesse o edital completo AQUI.

O vestibular oferece um total de 52 vagas, das quais 10 são para a Universidade Federal do Paraná e 42 vagas divididas entre as sete universidades estaduais do Paraná para ingresso no ano letivo de 2024. Este ano, o concurso será realizado pela equipe da Cops UEL, responsável pelas inscrições, preparação, aplicação das provas e logística. (Com informações da Uenp)