UEM treina PMs de Maringá
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 20 de novembro de 1996
Marcos Zanatta 
As estagiárias do curso de psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o 4º Batalhão de Polícia Militar encerram hoje o 1º Evento de Psicologia para PMs, que vai abordar temas apontados pelos próprios participantes.
A idéia nasceu de um trabalho desenvolvido pelas estudantes de psicologia com policiais militares, no início do ano. O principal objetivo era melhorar a imagem da PM na comunidade. Uma pesquisa, em fevereiro, apontou a opinião da comunidade em relação ao trabalho da PM e o nível de satisfação do policial militar em Maringá. Foram ouvidas cerca de 200 pessoas, de bairros que utilizaram os serviços da PM. Embora a pesquisa tenha apontado aprovação de 77% para o trabalho da PM, críticas também foram comuns.
Boa parte das pessoas pesquisadas critica os policiais. A principal reclamação é a atitude autoritária adotada por PMs. Porém, parte das críticas revela desconhecimento do papel do policial militar, que não pode assumir tarefas da Polícia Civil (investigações) ou mesmo do Exército (segurança nacional).
A pesquisa ouviu também policiais militares, para medir o grau de satisfação com o trabalho. A resposta mais comum dos PMs foi que as pessoas abordadas tratam o policial com respeito, mas não obedecem as leis. Grupos de policiais estão passando por treinamento para melhorar o nível de atendimento à população.


