Imagem ilustrativa da imagem UEM tem menor abstenção no vestibular de inverno dos últimos anos
| Foto: Divulgação UEM

Concurso foi realizado na Cidade Canção e outros dez municípios

O índice de abstenção do vestibular de inverno da UEM (Universidade Estadual de Maringá) em sua edição de 2019 foi o menor dos últimos seis anos. A instituições registrou 10,82% de faltantes, o que representa 1.948 pessoas entre 18.009 inscritos. No ano passado, por exemplo, o percentual ficou em 14,01%. As provas foram realizadas domingo (14) e nesta segunda-feira (15) na Cidade Canção e outros dez municípios (Curitiba, Cascavel, Apucarana,Campo Mourão, Goioerê, Paranavaí, Cidade Gaúcha, Cianorte, Umuarama e Ivaiporã).

De acordo com Maria Raquel Marçal Natali, presidente da CVU (Comissão Central do Vestibular), a mudança de horário de aplicação do teste para o período vespertino corroborou para os números. “Foi bastante tranquilo e este horário facilitou para amenizar atrasos, já que de manhã é mais complicado”, destacou. Mesmo com a universidade em greve não foram contabilizadas intercorrências. “A decisão da greve veio próximo a realização das provas, com isso foi mantido o vestibular e a organização para ele.”

O concurso oferece 1.494 vagas em cerca de 70 cursos de graduação, sendo que 20% das oportunidades são reservadas para sistema de cotas sociais. No domingo ocorreram as provas de conhecimentos gerais, com 40 questões objetivas, além da redação, que teve como tema as culturas de alimentação nos dias atuais e suas consequência. Já nesta segunda-feira foram dez questões objetivas de língua portuguesa, cinco de literatura, cinco de língua estrangeira e 30 de conhecimentos específicos, em que as disciplinas seguiram conforme o curso escolhido.

O curso mais concorrido é o de medicina, que registrou 413,7 candidatos disputando cada uma das 13 vagas entre os não cotistas e 266,7 competindo pelas três vagas destinadas aos cotistas. Nos dois dias de provas os vestibulandos tiveram cinco horas para responder as questões, sendo que o término previsto é 19h.

A UEM publicará a lista dos aprovados em 16 de agosto pelo site vestibular.uem.br .