UEM implantará curso de física médica em Goioerê
Expectativa é que novo curso seja oferecido no próximo vestibular; a duração é de quatro anos e serão ofertadas 40 vagas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de agosto de 2020
Expectativa é que novo curso seja oferecido no próximo vestibular; a duração é de quatro anos e serão ofertadas 40 vagas
Reportagem local
O curso de física médica será implantada pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) no campus de Goioerê. O curso foi aprovado no fim de 2019 e serão ofertadas 40 vagas. A duração é de quatro anos, com aulas no período vespertino e noturno, que serão ofertados já para o próximo vestibular. Segundo informações da UEM, o processo de estudo para implantação do curso teve início há um ano, quando professores da UEM e sociedade civil organizada de Goioerê reuniram-se para estudar a viabilização da graduação.
“Estamos colhendo o fruto daquela reunião, fazendo a junção da física com a medicina, fortalecendo ainda mais o ensino regional. Foi também pela implantação do curso de física médica que conseguimos trazer para a cidade a UTI da Santa Casa”, lembra Roberto dos Reis Lima, assessor do governo do Estado.
PRIMEIRO NO PARANÁ
No Brasil existem 18 cursos de física médica, sendo seis em São Paulo, quatro no Rio Grande do Sul, dois no Rio de Janeiro, dois em Minas Gerais, um em Brasília, um em Goiânia e um Sergipe; e agora o primeiro curso do Paraná, sendo ofertado pela UEM em Goioerê.
O professor Ronaldo Celso Viscovini presidiu a comissão de elaboração do projeto do curso, e explica que o curso forma físicos para trabalhar interagindo com a medicina. “O físico médico pode trabalhar com radioterapia, ele planeja a dose e o local de aplicação para que essa aplicação seja mais segura e eficiente possível; medicina nuclear, quando são aplicados isótopos diretamente no paciente, um exemplo é a iodoterapia. Além de fazer o planejamento do tratamento, ele também faz a parte de preparação dos compostos radioativos que serão usados no tratamento; podendo atuar também no diagnóstico por imagem, tanto no controle de qualidade, no treinamento de operadores e em uso de equipamentos de altíssima tecnologia para ter o máximo de aproveitamento do equipamento; e por fim, está a frente das novas fronteiras da medicina em áreas como o laser médico, a robótica, e também ondas Terahertz, que são o futuro do diagnostico por imagens”, detalha Viscovini.
A cerimônia de anúncio do novo curso aconteceu na semana passada, e contou com a presença do diretor do campus regional de Goioerê, Gilson Croscato, do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, do assessor do Governo do Estado, Roberto dos Reis Lima, do prefeito de Goioerê, Pedro Coelho, além de autoridades da região. Na ocasião, Bona disse que a implantação do curso oferece condições para que o Interior possa se desenvolver. ele também anunciou recursos destinados à UEM.