A UEL (Universidade Estadual de Londrina) retornará com as atividades administrativas presenciais a partir da próxima quinta-feira (22). De acordo com ato executivo assinado pelo reitor Sérgio de Carvalho, a volta será de maneira escalonada e progressiva, considerando medidas para evitar aglomerações e a possibilidade de jornada em horários diferenciados. Servidores com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, mães com filhos até seis meses de idade, ou que apresentem condições clínicas especiais, poderão solicitar regime de teletrabalho, ou afastamento. Atividades acadêmicas curriculares presenciais e eventos presenciais permanecem suspensos. Por causa da pandemia do coronavírus, o trabalho presencial e as aulas estão suspensas desde o dia 17 de março.

Imagem ilustrativa da imagem UEL volta com atividades administrativas presenciais
| Foto: Divulgação - UEL

De acordo com informações da UEL, a decisão de retorno das atividades administrativas presenciais leva em conta o atual quadro epidemiológico do Paraná e de Londrina, que apresentam queda no número de pacientes infectados e consequente redução da circulação do vírus, conforme apontam as estatísticas oficiais, com base no monitoramento de pacientes.

De acordo com as regras previstas no documento, o retorno do trabalho presencial deverá ser feito com escalas e turnos, a fim de evitar aglomerações de pessoas nas unidades. Caberá às chefias das unidades planejar, acompanhar, fiscalizar e comunicar à Pró-reitoria de Recursos Humanos a programação realizada pela unidade mensalmente.

ATENDIMENTO EXTERNO

O ato executivo prevê regras rígidas para o atendimento externo em todas as unidades, que se dará, prioritariamente, de forma não presencial até o dia 15 de novembro, excetuadas situações em que não haja esta possibilidade. Nesses casos, deverá ser garantido distanciamento social, uso de máscara e desinfecção de mãos com álcool 70%. Todas as unidades deverão observar os cuidados de disposição de mobiliários, de forma a garantir distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e manter os espaços ventilados sempre que possível.

Todo o planejamento das escalas de revezamento nas unidades deverá considerar, também, horários diferenciados, uso de transporte coletivo e a necessidade de rodízio nos espaços de alimentação. A circulação entre os setores dentro da universidade deve ser evitada, assim como as reuniões, que deverão ser realizadas de maneira remota.

RESIDENTES E ESTAGIÁRIOS

O ato executivo também estabelece o retorno presencial dos residentes técnicos e estagiários, de nível médio, superior e de pós-graduação, com idade igual ou superior a 18 anos. Caberá às chefias das unidades avaliar, planejar, acompanhar e fiscalizar a programação e distribuição das atividades, aplicando os mesmos critérios de afastamento para teletrabalho ou dispensa, no caso de pessoas com doenças especiais, gestantes ou lactantes. (Com informações da UEL)

Confira a íntegra do Ato executivo:

(https://drive.google.com/file/d/1ihIKJWM5NH6PjOmIkxXJuG53cCZ9PzGf/view)