UEL registra 16,2 mil pré-inscritos para o vestibular
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de agosto de 2017
Reportagem Local 

Faltando pouco mais de duas semanas para o término da inscrição para o vestibular 2018 da UEL (Universidade Estadual de Londrina), a Coordenadoria de Processos Seletivos registrou 16,2 mil pré-inscritos. Os candidatos têm até 11 de setembro para efetuarem a inscrição aqui. A UEL oferece 2.482 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, sendo que outras 598 serão ofertadas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A 1ª fase será realizada em 29 de outubro e a a 2ª fase será de 3 a 5 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 24 de janeiro de 2018.
A responsável pela Cops, professora Cristiane Medina, acredita que o concurso poderá registrar cerca de 23 mil candidatos, já que as datas das provas coincidem apenas com a 1ª fase da UFPR (Universidade Federal do Paraná), não chocando com as estaduais de São Paulo, como Fuvest e Unesp. Outras duas situações contribuem para atrair mais candidatos: a crise econômica que afasta um maior número de estudantes da rede particular e os rankings internacionais que colocaram a UEL entre as instituições mais destacadas do país.
A professora observa que, a partir de alterações propostas pelos colegiados, houve redução ou aumento na oferta de vagas pelo Sisu. Psicologia, por exemplo, passa a ofertar 60 vagas, contra 50 em 2017. Situação semelhante ocorre com outros cursos como administração, engenharia elétrica, medicina veterinária e química. Outras graduações tiveram aumento na oferta de vagas via Sisu, como agronomia, ciências econômicas e direito (vespertino). Mais informações podem ser conferidas aqui.
O sistema de cotas também foi alterado. A nova regra reserva 45% das vagas para cotas, sendo 20% para alunos provenientes de escola pública, 20% para negros de escola pública e 5% para negros. Na prática as cotas aumentaram em 5% em relação ao concurso de 2017.


