Em comemoração aos 46 anos da Universidade Estadual de Londrina foi plantada na manhã desta quarta-feira (11) a 46ª peroba, árvore símbolo da UEL. O plantio foi realizado no Bosque Perobal, pelo engenheiro Atsushi Yoshii e a esposa Kimiko Yoshii, proprietários da construtora responsável pelo prédio que hoje abriga a Agência de Inovação e a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica. O casal homenageou a universidade com doação no valor de R$ 1 milhão para aquisição de um piano de cauda para o Teatro Ouro Verde, e demais necessidades financeiras da Instituição.

A reitora Berenice Quinzani Jordão afirmou que a doação é um reconhecimento para a educação. "Fomos surpreendidos com esse presente de aniversário, com a doação de recursos que serão muito bem geridos. Essa doação representa uma confiança na universidade", apontou.

Durante o discurso na cerimônia, Kimiko Yoshii destacou que "o plantio de uma árvore é algo centenário, mas o investimento em educação é eterno". Ela tem duas graduações e duas especializações pela UEL e afirmou que a forma de agradecer é em ação e doação. "A UEL é uma luz de conhecimento, não só para mim, mas para todos que passaram aqui."

Já Atsushi Yoshii lembrou do simbolismo da peroba como uma árvore que necessita de outras por perto para sobreviver. Da mesma forma, ele afirmou que a UEL precisa da comunidade. "É muito importante a relação com as empresas por meio do estabelecimento de parcerias." Ele contou que a decisão em fazer a doação foi realizada durante a cerimônia, em conversa com Estela Kobayashi, diretora do Núcleo de Estudos e Cultura Japonesa.