Oportunizar mais conhecimento para escolher a profissão e aproximar os jovens da universidade são alguns dos objetivos da 2ª Feira de Profissões da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que teve início ontem. O evento termina hoje e são esperados mais de quatro mil alunos do Ensino Médio de Londrina e região.
"A interação com alunos e professores é muito importante e os jovens podem ter ideia de campo de trabalho. No ano passado fizemos no Museu Histórico (área central) e neste ano optamos por fazer a feira para o campus, porque isso também possibilita que os alunos passeiem por aqui, conheçam o ambiente universitário, a biblioteca, os laboratórios", afirmou a reitora Nadina Moreno.
Para atrair a atenção dos jovens, os cursos se empenharam bastante, expondo robôs, maquetes e outros projetos. O curso de Biomedicina mostrou como se extrai o DNA do morango. O estande de Design Gráfico fez sucesso com uma impressora 3D e os alunos de Química mostraram como se decompõe a água oxigenada. "Eles chegam com muitas dúvidas. Querem saber se tem muita matemática, se é difícil, em quais áreas podemos atuar, qual o salário, se é fácil se inserir no mercado de trabalho", contou Isadora Souza Vieira, mestranda em Química.
As estudantes de Cambé Franciele Lima e Letícia de Oliveira Lopes, ambas de 16 anos, ainda não se decidiram sobre a futura profissão e viram na feira a oportunidade de tirar todas as dúvidas. "Estou entre Psicologia e Ciências Contábeis. Gosto muito de matemática e também de humanas e quero ver o que se faz em cada profissão", contou Franciele. Já Letícia afirmou ser apaixonada por exatas e queria mais informações sobre Física e Engenharia Civil. "Gosto bastante de fazer contas, estou mais tentada a seguir Engenharia, vamos ver se me decido hoje."
"Quero fazer Medicina. Aproveitei a feira para conversar com os alunos sobre as áreas de atuação, eles foram muito receptivos e ajudaram bastante. Agora penso em me especializar em neurologia", destacou Rafael Solco, 16 anos, de Rolândia.
O professor José Vicente Zenf acompanhava os alunos da Escola Estadual Nilo Peçanha e destacou a importância de visitar a feira de profissões. "Os alunos não têm ideia do que irão estudar nem no que podem trabalhar depois de formados. Para aqueles que não sabem o que vão fazer é muito importante poder participar e conversar com os alunos e acadêmicos de cada curso. Já fizemos visitas a alguns laboratórios em outra oportunidade e alguns alunos se decidiram naquele dia sobre o que seguir."
Nem todos porém, saíram satisfeitos. Ariane Katlin da Silva, 18 anos, aluna da Escola Estadual Professora Maria do Rosário Castaldi, em Londrina, queria informações sobre os cursos de Jornalismo e Artes Cênicas e lamentou não encontrar ninguém nos estandes. "É uma pena não ter alguém aqui, queria saber como são as profissões. A feira está legal, passei pelos outros cursos, mas não consegui as informações que queria", afirmou.
A diretora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação da UEL (Prograd), Josefa Galdo, afirmou que todos os cursos foram convocados para a feira. "Pode ser que devido ao período de aula alguns estejam presentes somente no período da tarde", justificou. A instituição conta com 68 ofertas de cursos, incluindo turnos e habilitações.

Vestibular
As inscrições para o Vestibular 2014 da UEL serão realizadas entre 12 de agosto e 12 de setembro, no www.cops.uel.br. A 1ª fase do vestibular será no dia 10 de novembro, com a prova de Conhecimentos Gerais e a 2ª fase nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, com as provas de Línguas e Redação, Conhecimentos Específicos e Habilidades Específicas. A prova de Habilidade Específica para o curso de Música será realizada no dia 29 de setembro.

SERVIÇO:
A 2ª Feira de Profissões da UEL pode ser visitada das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Ginásio João Santana, no campus universitário.

Leia Também:

- Habilidades devem nortear a escolha

mockup