Uma iniciativa de um grupo de docentes e alunos do Centro de Ciências da Saúde da UEL (Universidade Estadual de Londrina) pretende ajudar a garantir que 100% dos alunos da área da saúde tenham acesso às atividades didáticas remotas (on-line). É o Projeto Conecta, que por meio de uma campanha pretende arrecadar recursos financeiros e equipamentos eletrônicos (computadores, notebooks, tablets, entre outros) para ajudar os alunos a continuar seus estudos em casa e, consequentemente, permanecer integrados à vida acadêmica. As aulas on-line poderão ser adotadas pela instituições a partir de 29 de junho.

Imagem ilustrativa da imagem UEL realiza campanha em prol dos alunos da área da saúde
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha 25-11-2019

Do total de 1.625 alunos dos cursos medicina, odontologia, farmácia, fisioterapia, enfermagem e nutrição, 3% não têm equipamento de informática que permita participar das atividades remotas e 1% não tem acesso à internet, de acordo com levantamento da universidade. “Parecem números pequenos, mas não podemos deixar ninguém desassistido nesse momento em que a única opção é o ensino remoto emergencial. Esta campanha é uma ação social para levar auxílio aos alunos no enfrentamento dos efeitos causados pela pandemia do coronavírus na vida pessoal e acadêmica”, explica o professor Leandro Diehl, coordenador do projeto.

O levantamento, revela Diehl, também apontou outras dificuldades dos alunos como falta de espaço adequado, necessidade de trabalhar/falta de tempo, falta de condições psicológicas, entre outras. “O foco do Projeto Conecta é atender as demandas por equipamentos de informática e conexão à internet, mas não podemos deixar de lado essas outras questões igualmente importantes. O que faremos é encaminhar essas outras demandas aos instrumentos e projetos que já existem na UEL para atender especificamente a esses problemas, quando for necessário”, esclarece.

COMO AJUDAR

De acordo com os organizadores, serão necessários cerca de R$ 90 mil para atender os alunos do CCS. Para quem quer ajudar, são duas maneiras: contribuições financeiras, por meio de depósitos bancários identificados na conta do Conecta HUTec; e doação de computadores, notebooks, tablets ou iPads (novos ou usados) com capacidade para acesso à internet e realização de chamadas de vídeo.

Os equipamentos serão fornecidos aos estudantes mediante comodato. Dessa maneira, uma vez que as atividades didáticas retornem à normalidade presencial, eles poderão ser aproveitados pelo CCS para ensino, pesquisa ou outras atividades acadêmicas.

O link para inscrição das pessoas que querem colaborar com o projeto é: https://forms.gle/ZB7ptkmZHNwaQxXN7

Os alunos do CCS que precisarem de apoio devem se inscrever no Edital 01/2020 no site da Fundação HUTec (https://www.hutec.com.br/n/licitacaoDetalhes.php?id=5

SERVIÇO - Mais informações sobre o projeto no https://www.facebook.com/Projeto-Conecta-101159434954427/ ou instagram @projetoconectahutec

mockup