Os dois cursos são as novidades do processo seletivo em outubro de 2019



ft - anderson coelho / folha de londrina - data: 02/12/2018
Os dois cursos são as novidades do processo seletivo em outubro de 2019 ft - anderson coelho / folha de londrina - data: 02/12/2018 | Foto: Anderson Coelho/03-12-2018

O Vestibular 2020 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) será realizado em 20 de outubro (1ª fase) e nos dias 1, 2 e 3 de dezembro (2ª fase), mantendo praticamente o mesmo cronograma do último ano, mas que não deverá coincidir com as datas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e de concursos de outras grandes instituições, como a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As datas foram aprovadas nesta quinta-feira (28) pelo Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da instituição. A novidade para o próximo vestibular é a inclusão dos cursos de nutrição e biotecnologia. A partir de agora a UEL passa a oferecer 53 graduações presenciais e uma pelo sistema EaD (ensino a distância).

O curso de biotecnologia terá duração de quatro anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas, oferecendo 20 vagas inicialmente. A nova graduação vai atender a carência por profissionais habilitados em áreas relacionadas à biotecnologia para produção de bens, serviços e pesquisa. O bacharel pode atuar nas áreas de saúde, indústria, prestação de serviços, agricultura e pesquisa. O curso será ligado academicamente ao departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do Centro de Ciências Exatas, que já mantém um programa de mestrado e doutorado. Na segunda fase do Vestibular as matérias específicas serão Biologia, Química e Matemática.

Já o curso de nutrição terá carga horária de 3.495 horas, período integral e duração de quatro anos. O curso foi autorizado em 2018 com expectativa de atender inicialmente 40 alunos em sua primeira turma, suprindo a necessidade da região, que não contava com nenhum curso do gênero oferecido pelo sistema público. O profissional de nutrição tem atuação relacionada à área de saúde, indústria, prestação de serviços, agricultura e pesquisa. O curso será ligado academicamente ao Centro de Ciências da Saúde. As matérias específicas serão Biologia, Química e português.

Expectativa

Segundo a professora Sandra de Oliveira Garcia, da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), a expectativa é ampliar o volume de inscritos em relação ao concurso passado, que registrou 20.146 candidatos. "Pretendemos investir em mais divulgação com foco em regiões do Paraná que temos menos procura", afirma. Segundo ela, a grande maioria dos inscritos é da região Norte, com bastante interesse também por parte de estudantes do estado de São Paulo, com destaque para o interior.

Como estratégia de divulgação, a Cops pretende investir mais na Feira das Profissões 2020 da UEL, que será realizada no dia 25 de junho, no campus universitário. Em 2018, o evento registrou a participação de mais de 12 mil alunos do Ensino Médio de cerca de 200 municípios do Paraná e São Paulo. A feira é oportunidade para estudantes que buscam uma vaga na UEL conhecerem detalhes dos 53 cursos de graduação oferecidos.

Lista de obras

A lista dos livros e autores que poderão ser cobrados nas provas de Literaturas e de Língua Portuguesa, na 2ª fase do concurso, são as mesmas de 2018: A hora da estrela - Clarice Lispector; Alguma poesia - Carlos Drummond de Andrade; Vozes anoitecidas - Mia Couto; Amor de perdição - Camilo Castelo Branco; Clara dos Anjos - Lima Barreto; Comédia para se ler na escola - Luis Fernando Veríssimo; O demônio familiar - José de Alencar; O filho eterno - Cristovão Tezza; Poemas escolhidos de Gregório de Matos - Gregório de Matos; Quarenta dias - Maria Valéria Rezende.