UEL ganha mestrado em Ciências Farmacêuticas
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de abril de 2017
Reportagem Local 
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ganha em abril mais um curso de mestrado - a pós-graduação Strictu sensu em Ciências Farmacêuticas. Coordenado pelo professor Nilton Syogo Atakawa, o novo mestrado começará com seis estudantes aprovados no primeiro processo de seleção. A cerimônia que marca o início das atividades acontecerá no dia 18 de abril, às 14 horas, no anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Hospital Universitário (HU).
A pós-graduação vai se dividir em duas linhas de pesquisa. A primeira é a de Desenvolvimento e qualidade de produtos e serviços farmacêuticos. Esta contempla os campos de estudos de novas tecnologias farmacêuticas e Farmacoepidemiologia, ciência que estuda o uso e eficácia de medicamentos na busca de melhorias. Nela, os mestrandos serão qualificados para prestar assistência como o atendimento em drogarias e hospitais.
A segunda linha é a de Bioprospecção, produção e avaliação biológica de moléculas de interesse farmacêutico. Nela os estudantes vão buscar novas substâncias, sintetizá-las e realizar testes em antioxidantes, anti-inflamatórios e remédios cardíacos a fim de conseguir melhoramentos e descobertas de medicamentos.
O planejamento para o programa teve início em 2014, quando professores e pesquisadores submeteram o projeto do cursos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa foi aprovado em julho de 2016 e começa as primeiras atividades com 18 professores e pesquisadores.
Com mais este programa, a UEL contabilizar 46 mestrados, 22 doutorados e 104 especializações, além de 73 residências.


