UEL estuda mudanças sobre uso do Enem
Londrina - O número crescente de vagas não preenchidas após a realização do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) chama a atenção dos representantes da instituição. As comissões internas analisam a possibilidade de alterar a forma de seleção dos alunos e adotar o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na primeira etapa do processo seletivo.
No vestibular de 2014, 578 vagas não foram preenchidas. No ano anterior, 400 permaneceram disponíveis após as chamadas complementares. Em 2012, restaram 399. Atualmente, a seleção dos alunos de graduação da UEL ocorre primeiro por meio do Vestibular. Em seguida, as vagas não preenchidas são ofertadas para quem participou do Enem. O número restante é destinado à seleção de candidatos que já possuem diploma do Ensino Superior.
A pró-reitora de Graduação, Angela Maria de Sousa Lima, explicou que, inicialmente, foram realizados dois encontros com a comunidade para analisar de que forma a UEL poderia incluir as notas do Enem na seleção principal. A próxima reunião será realizada no dia 10 de novembro.
"As vagas desocupadas geram preocupação entre os coordenadores e professores da universidade e ainda interrompem o processo de democratização do ensino. Estamos avaliando exemplos de universidades que adotaram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em que apenas a nota do Enem é considerada no processo seletivo e de outras instituições que somam o desempenho do Enem e a pontuação no vestibular para a classificação dos estudantes", explicou Angela.
Participam da discussão representantes da comunidade, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops/Copese), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), do Observatório da Educação (Obeduc/Ciências Sociais) e da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). "Precisamos também da participação de estudantes do Ensino Médio para avaliar o que pode ser feito. Vamos discutir a qualidade da prova do Enem para a seleção dos alunos e as possíveis mudanças no vestibular", comentou.
No dia 10 de novembro, a reunião será realizada às 14h30 no anfiteatro maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). Um documento com a opinião dos participantes será encaminhado à Câmara de Graduação da UEL que reúne representantes dos colegiados dos 54 cursos de graduação da universidade. (V.C.)





