Professores, funcionários e estudantes definem hoje quem será o novo reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Entre 6h30 e 23 horas, os eleitores terão 40 urnas - no primeiro turno foram 44 - à disposição no campus de Londrina (zona oeste) e também no Hospital Universitário (HU), zona leste, além de extensões do campus localizadas em cidades da região.
Os candidatos Lygia Puppato e Carlos Roberto Appoloni aproveitaram todo o dia de ontem para intensificar o corpo-a-corpo junto ao eleitorado, apresentando e debatendo propostas.
Primeira colocada no primeiro turno com 23,51%, Lygia reforçou o pedido de maior participação dos estudantes nas eleições (abstenção da categoria alcançou 66%). ‘‘Fomos a diversos centros, almoçamos no RU (Restaurante Universitário) e mantivemos reuniões com o pessoal dos cursos de especialização’’, relatou.
‘‘Também fizemos uma peça esclarecendo dúvidas’’, disse Lygia, se referindo a uma montagem em que dois personagens discutem temas ligados às eleições e ao campus. Assim que votar no Centro de Ciências Biológicas, às 9h30 de hoje, Lygia e o vice Eduardo Di Mauro farão boca-de-urna.
Já Appoloni - que conseguiu um empate técnico com a adversária, alcançando 23,09% dos votos - circulou pelos centros, também conversando com estudantes e fazendo reuniões rápidas com funcionários, ouvindo e debatendo velhas reivindicações, como plano de cargos e salários e capacitação profissional.
‘‘Precisamos de novos cargos em alguns setores, ao mesmo tempo em que identificamos funções desnecessárias em outros. É fundamental discutirmos mecanismos de produtividade e de capacitação’’, disse o candidato, enquanto conversava com carpinteiros da Prefeitura do Campus. Ele insiste na manutenção da autonomia da universidade, ameaçada durante a greve de 169 dias (ocorrida entre setembro e março deste ano). Appoloni vota às 9 horas, no Centro de Ciências Exatas (CCE).
Encerrada a votação, as urnas serão encaminhadas ao Centro de Educação Física (CEF). Para agilizar a apuração, a comissão eleitoral ampliou de oito para dez o número de mesas com escrutinadores. No total, 20,1 mil eleitores estão aptos a votar (não há obrigatoriedade): 1.620 docentes, 3.712 funcionários técnico-administrativos e 14.768 alunos de graduação e pós-graduação. No primeiro turno, realizado dia 24 de abril, votaram apenas 9,3 mil eleitores.
Na próxima sexta-feira, o Conselho Universitário enviará uma lista tríplice (formada pelo candidato mais votado e por outras duas indicações dos conselheiros) ao governador Jaime Lerner (PFL), responsável pela nomeação. Desde 1986, ano em que foi implantada a eleição direta, o governador sempre concordou com a escolha do eleitores.

mockup