A UEL (Universidade Estadual de Londrina) é a melhor universidade estadual do Paraná, segundo a revista britânica Times Higher Education – Emerging Economies 2021, divulgada na terça-feira (9). A publicação avalia as 606 principais IES (Instituições do Ensino Superior) de 48 países emergentes. No âmbito nacional, a UEL ocupa a 29ª posição.

Imagem ilustrativa da imagem UEL é a primeira estadual do Paraná em ranking britânico
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo FOLHA

No ranking estadual, a universidade londrinense é a terceira do Paraná, ficando atrás da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica), primeira colocada, e UFPR (Universidade Federal do Paraná).

“Esse é um dos mais importantes rankings do mundo e possui segmentações que fazem comparativos de acordo com temas e grupos diferentes. Nessa publicação, eles voltaram às economias emergentes, reunindo universidades de 48 países”, afirma Elisa Carloto, diretora de Avaliação e Informação Institucional, da Proplan (Pró-Reitoria de Planejamento).

A diretora explica que a revista avalia critérios que considera importantes para o desenvolvimento desses países. Entre os critérios estão: ensino, pesquisa, citações das publicações da universidade, relação com mercado de trabalho e perspectivas internacionais.

Carloto afirma que a UEL se destaca em ensino, pesquisa e citações. “Somos muito fortes na formação de profissionais, os nossos pesquisadores têm volume e qualidade de produção, são publicações utilizadas por outros pesquisadores”, afirma.

No quesito perspectivas internacionais, a diretora afirma que a UEL vem se desenvolvendo ao longo do tempo, mas que em 2020 não houve avanço, em decorrência da pandemia. “Nossos alunos não puderam circular, não teve esse intercâmbio entre países, porque foram canceladas as atividades entre países e alunos e professores não foram para fora”, afirma.

Na relação com o mercado de trabalho, explica que a universidade não avançou, mas se manteve com os números anteriores. As principais áreas que puxaram o índice foram agronomia e saúde. “Outras ficaram prejudicadas, porque os alunos não puderam desenvolver atividades práticas pela pandemia, como a construção civil”, exemplifica.

PANDEMIA

A diretora considera uma vitória manter os índices em momento tão difícil que o mundo está passando. “Cada vez que a universidade é colocada diante de uma situação desafiadora, vai em direção a um dos seus maiores objetivos que é buscar solução para o novo", afirma.

Nesse ponto, fala como a pandemia mobilizou as instituições de ensino e pesquisa do mundo todo para o desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus. “Agrega ao mercado e indústria, mas de onde sai o conhecimento e tecnologia? De dentro da universidade”, responde.

Na UEL, esse enfrentamento à Covid-19 é visto no atendimento realizado pelo Hospital Universitário, Disque Coronavírus, atendimento da Clínica Psicológica e manutenção dos serviços essenciais, como o Pronto Socorro da Odontologia. “A classificação é fruto do trabalho de todos: estudantes, professores, funcionários e todas as outras instituições que apoiam e trabalham junto com a universidade. É um conjunto”, declara.

PARANÁ

No âmbito estadual, a PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica) alcançou a primeira colocação, seguida da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da UEL. Na sequência, estão: UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UEM (Universidade Estadual de Maringá) e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

BRASIL

Das 606 instituições apontadas, 52 são brasileiras, entre públicas – federais e estaduais – e privadas. Na primeira colocação, entre as nacionais, está a Universidade de São Paulo (USP). Sete instituições estaduais de ensino superior paranaenses estão ranqueadas nesta edição do Times Higher Education – Emerging Economies 2021.

RANKINGS

Outros dois rankings divulgados em junho de 2020 também apontam o bom desempenho da UEL. O QS World University Rankings lista apenas 22 instituições brasileiras, das quais a UEL está na 17ª colocação, sendo a única estadual do Paraná. Já o CWUR (The Center for World University Rankings) coloca a instituição na 38ª posição, entre 57 ranqueadas do país. Neste, a UEL é a segunda estadual e a terceira paranaense. (Com Agência UEL)