Na capela da UEL foi montada uma exposição sobre Van Gogh
Na capela da UEL foi montada uma exposição sobre Van Gogh | Foto: Gina Mardones


A UEL (Universidade Estadual de Londrina) engloba uma comunidade de 23.044 pessoas, dos quais 15.733 são alunos distribuídos em 90 cursos. Os projetos de extensão também são os mais diversos: 32 em Comunicação, 103 na área de Cultura, 76 na área de Direitos Humanos e Justiça, 401 em educação, 55 em Meio Ambiente, 51 em Saúde Animal, 363 em Saúde Humana, 201 em Tecnologia e Produção, e 70 em Trabalho. Nesta terça-feira (31) uma pequena parcela do que é produzido na instituição foi mostrada no 1º Calçadão da Extensão e da Cultura. Realizado no campus universitário, a série de atividades e atrações fez parte do encerramento das comemorações dos 47 anos da UEL. O objetivo foi aproximar a comunidade interna das atividades de extensão.

Entre os projetos apresentados estão o Museu Itinerante de Microscopia, Oftalmologia Veterinária, Vida: Medicina Transfusional em Animais de Companhia, Cultivando Saúde: Prevenção Contra o Câncer de Mama e Diagnóstico Laboratorial de Paracoccidioidomicose.

"Muitas vezes não conhecemos nem o que é produzido em nosso próprio centro", observou a professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade, do Ceca (Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes e também responsável pela diretoria de Eventos, Cultura e Relações da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade. "Acho importante ter esse tipo de evento para conhecer outros cursos, outros projetos e até outras pessoas com os quais a gente não tem contato", destacou a estudante de jornalismo Carolina Varoni. "É uma oportunidade de conhecer mais sobre cultura e as vastas áreas que existem para estudo", acrescenta o aluno do primeiro ano do curso de matemática, Vinícius de Souza Hayashida.

EXPOSIÇÕES
Na capela da UEL os estudantes puderam apreciar a exposição sobre Van Gogh, montada pelo professor Alfredo Oliva, historiador do CCH Cultural. "É importante que alunos tenham contato com a arte e a produção artística e que tenham o hábito de frequentar exposições", declarou a museóloga da instituição Gina Issberner, curadora da exposição. Também estarão abertos para visitação a recém-inaugurada sede do Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros) e a Casa do Pioneiro. Outra opção cultural, no hall da Biblioteca Central, é a exposição "Artistas da UEL".