Ginástica, apresentação musical, literatura, cuidados com a mente... A UEL (Universidade Estadual de Londrina) passou a publicar diversas atividades da campanha “UEL Contra o Coronavírus” para que a comunidade possa acompanhar de casa, durante esse período de isolamento domiciliar. A proposta une diversas ações de projetos e colaboradores da universidade e disponibiliza gratuitamente nos canais oficiais da instituição.

Imagem ilustrativa da imagem UEL divulga ações para a quarentena
| Foto: Arquivo FOLHA

“Eu vi colegas e meus próprios pacientes angustiados, então eu fiz um vídeo no canal do Youtube. O pessoal da universidade viu, entrou em contato comigo e perguntou se eu poderia fazer diretamente para a universidade. Eu achei isso muito legal”, comenta Adna Reis, psiquiatra e professora do Departamento de Clínica Médica da UEL. A professora criou o canal Simples Mente, com a proposta de ajudar as pessoas a manterem o equilíbrio nesse período da pandemia.

Professora comenta sobre equilíbrio emocional em tempos de crise
Professora comenta sobre equilíbrio emocional em tempos de crise | Foto: Arquivo Pessoal

Desse canal, veio o convite da universidade. O vídeo “É possível manter a calma em tempos de crise?” tem seis minutos e foi disponibilizado no sábado (4), no canal do Youtube da instituição. “Eu percebi que as pessoas precisavam manter a calma, a ansiedade dificulta nossa capacidade de julgamento e um jeito fácil de alcançar as pessoas é por meio do vídeo”, afirma.

A professora já faz parte de projeto que atende profissionais do HU (Hospital Universitário) que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Ao todo, são 15 profissionais da área de psiquiatria e aproximadamente 50 de psicologia atendendo voluntariamente esses colaboradores.

Mesmo dizendo saber pouco da ferramenta online, ela destaca que essa é uma possibilidade para alcançar mais pessoas e que encara o desafio para disponibilizar nas redes da universidade. “Fui aprender a fazer, é bem caseiro, não sei nem editar. Fiz para tentar ajudar de alguma forma. A gente está mandando para os pacientes via WhatsApp, tentando ajudar a população”, comenta.

CORPO SAUDÁVEL

Além da mente equilibrada, manter o corpo ativo durante o período de isolamento também tem sido um desafio. Nesse aspecto, o professor de educação física, Carlos Gomes de Oliveira, conhecido como Professor Rosa, está divulgando atividades para fazer em casa. “Eu estava fazendo esses vídeos e publicando no meu canal, então eu recebi o convite para publicar no canal da UEL. Eu pensei: ‘já que vamos fazer, vamos criar algo específico para a UEL'. Eles fizeram a arte e a gente se compromete a publicar uma ou duas vezes na semana”, comenta o professor.

Vídeos de professor convida para a atividade física
Vídeos de professor convida para a atividade física | Foto: Arquivo Pessoal

Com exercícios simples e bom humor, o professor indica movimentos que as pessoas possam fazer em casa e sem equipamentos. As aulas são realizadas da casa dele, demonstrando que é possível manter o corpo em atividade mesmo em isolamento domiciliar. “Eu achei a ideia sensacional. Tem pessoas que são muito ativas e outras não e, se elas ficam em casa, ficam mais acomodadas ainda, vai abaixando o ânimo, vai encolhendo, o estado de espírito vai abaixando. Se você consegue proporcionar atividade física, filmes, ações para a pessoa se distrair e ocupar a mente de maneira favorável, ajuda”, menciona.

O professor comemora que em dois dias, o seu vídeo na plataforma da UEL teve mais de mil visualizações. “Eu estava esperando o de sempre, de repente, 100 a 300 pessoas visualizando. Eu estou contente com o resultado e agora estou comprometido a publicar”, comenta. O Professor Rosa comenta que a ação faz bem até para ele, que também precisa se movimentar nesse período

Imagem ilustrativa da imagem UEL divulga ações para a quarentena

DIVERSAS AÇÕES

As redes oficiais da UEL têm conteúdos bem diversos, que vão desde apresentação musical a história em inglês para as crianças. A proposta surgiu da própria equipe de comunicação da UEL que, em campanha para amenizar os impactos das pessoas que estão em isolamento domiciliar, passou a reunir os conteúdos já produzidos pelos projetos da universidade para disseminar nos canais oficiais com o propósito de contribuir com a comunidade durante a quarentena.

“Nesse momento de isolamento, a gente tentou captar esses projetos para que pudessem ser dispostos em uma plataforma para um público maior, que ficasse organizado para todos assistirem, que são as redes da UEL. A gente tem, na nossa rede, uma possibilidade de socializar os projetos específicos de diferentes áreas”, comenta Sérgio Gerelus, coordenador de comunicação da UEL.

O Youtube, Instagram e Facebook da instituição já contam com sete projetos, que foram divulgados para uma lista de 30 mil pessoas por meio do WhatsApp. “O que a gente percebe é que há uma busca, durante o isolamento, por ferramentas que de alguma forma amenizam esse sofrimento pela solidão”, afirma o coordenador. A ideia é que mais projetos passem a contribuir até de outras maneiras. “A gente está com pretensão de disponibilizar algumas lives com palestrantes também."

Além de contribuir com a sociedade, a proposta também incentiva professores e colaboradores a produzirem mais conteúdos que se aproximem da comunidade, tornando a universidade cada vez mais próxima da população.

SERVIÇO
Outros projetos da Universidade ou de parceiros podem apresentar propostas pelo e-mail [email protected]

VEJA QUAIS AÇÕES JÁ ESTÃO EM ATIVIDADE. CLIQUE PARA ACESSAR!

Ginástica em casa - youtu.be/80Dnyiy6UaI

Apresentação musical - instagram.com/andrersiqueira

Literatura - youtu.be/rUjQH02nwOM

Cuidados com a mente - youtu.be/2eeHfoGw-Is

Histórias em inglês para crianças - youtu.be/uomfRe-n7Ek

Jogos e brincadeiras - youtu.be/mQHyQibAqAw

Cuidados para os idosos - fb.com/Programa-Tecer-Idades-438961066536319/