Imagem ilustrativa da imagem UEL define parâmetros para nova data do vestibular
| Foto: Grupo Folha

Diante da suspensão do vestibular como consequência da intensidade da pandemia de coronavírus, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) já definiu alguns parâmetros para escolha de uma nova data. Coordenadora da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), Sandra Garcia afirmou que as discussões acontecem entre o órgão e os representantes de cada centro, para que a proposta seja levada ao Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), que será o responsável por deliberar.

“Estamos vendo uma data que não ‘bata’ com outras provas remarcadas, tanto no Paraná, quanto em São Paulo, para que nenhum candidato tenha esse choque de datas. As universidades estaduais estão discutindo para debater o cronograma. Também não queremos uma data que seja próxima de feriados”, elencou Garcia, que preferiu não adiantar possíveis dias pré-estabelecidos.

A projeção é de que a escolha aconteça ainda neste mês e o vestibular seja realizado no primeiro semestre. O ano letivo de 2021 da instituição será iniciado no segundo semestre. “A universidade fará de tudo para que os estudantes não percam o ano de entrada. Esperamos ter uma nova data nos próximos 15 dias para que os estudantes possam se organizar”, indicou.

As provas, que normalmente acontecem no final de cada ano, tinham sido programadas para 14 de março, em razão das dificuldades impostas pela Covid-19. Na semana passada a UEL comunicou sobre o adiamento. “O cronograma havia sido adiado para março. Naquele momento pensávamos que a situação estaria melhor e não foi o que aconteceu. As projeções são muito no escuro, porque não dá para saber se daqui um mês ou dois teremos condição. Vamos remarcar tomando todos os cuidados e levando em conta hipóteses”, comentou.

Mais de 27 mil pessoas se inscreveram no vestibular, de 354 cidades diferentes do Paraná e do Brasil. O processo oferta 2.564 vagas em 52 cursos de graduação. São outras 581 vagas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Ao invés de duas fases será apenas uma, com prova de conhecimentos gerais, contendo 50 questões, e a redação.

SEGURANÇA

A coordenadora da Cops destacou que independentemente de data, tudo acontecerá respeitando as medidas de prevenção e higiene. A professora também defendeu o adiamento. “Tínhamos segurança para fazer o vestibular do portão para dentro, mas entendemos que não era o momento. Temos acompanhado a situação do HU (Hospital Universitário) e sabemos o que está acontecendo lá. Não poderíamos gerar um ‘evento’ deste tamanho. Fora os alunos, ainda têm as famílias que se mobilizam.”

TRANSFERÊNCIAS

A Universidade Estadual de Londrina está disponibilizando 494 vagas de transferência externa em 29 cursos. A inscrição custa R$ 154 e deve ser feita somente on-line, no site da www.cops.uel.br/. O período se encerra em 12 de março, porém, o pagamento pode ser efetivado até o dia 15.

Serão atendidos, preferencialmente, alunos que optarem pela transferência entre instituições públicas, seguidos por quem escolher a mudança de faculdade privada para a pública e, por último, aos que desejarem se transferir de universidade do exterior para a UEL. O processo visa preencher as vagas não ocupadas nos cursos de graduação.

Caso o número de inscritos seja maior do que dez e duas vezes maior em relação às vagas disponíveis, os colegiados de cada curso poderão optar por prova. A realização dependerá das condições sanitárias. Entre os cursos com vagas abertas estão arquitetura e urbanismo, artes visuais, direito, educação física, história e jornalismo.