Imagem ilustrativa da imagem UEL define locais de prova para realização do vestibular
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress 01/12/2019

As provas do vestibular 2021 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) serão aplicadas no último domingo deste mês, dia 30, das 14h às 19h, com cinco horas de duração. Mais de 27 mil candidatos ficarão distribuídos em 75 locais de prova em Londrina. Cerca de 17 mil são de fora de Londrina. O campus universitário deve receber 4.500 candidatos, cerca de 50% em relação ao que costuma recepcionar tradicionalmente. Os demais pontos são escolas estaduais, universidades privadas e unidades municipais, que até então não tinham sido utilizadas em anos anteriores.

A Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) descartou a possibilidade de expandir o vestibular para cidades da região. "Preferimos colocar em todas as regiões de Londrina por conta de logística", explicou a coordenadora do Cops, Sandra Garcia. O vestibular, que inicialmente seria no ano passado, estava marcado para 14 de março, entretanto, precisou ser adiado diante do avanço da pandemia de coronavírus. De acordo com Garcia, a universidade vai seguir todos os protocolos estabelecidos pelas instituições sanitárias do município no dia do exame.

“Enviamos à Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) nosso plano de biossegurança para aprovação e uma autorização à Saúde do município para a realização do exame. Além da UEL, teremos, também, outros quatro vestibulares neste mês de maio: UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Unicentro (já realizados), UEM (Universidade Estadual de Maringá) no dia 23 e o nosso no dia 30”, destacou. “Continuamos acompanhando as atualizações da pandemia em Londrina. É muito importante que façamos a prova para não interrompermos o ciclo de seleção da UEL”, argumentou.

ORIENTAÇÕES

Serão adaptadas 1.500 salas de aula para que recebam, no máximo, entre 40% e 50% da capacidade total. Por conta desta medida o número de salas usadas, em relação ao exame passado, dobrou. Todos os fiscais terão que usar máscaras e protetores faciais. Os fiscais que apresentarem sintomas da Covid-19 serão liberados. A coordenaria estima que 3.600 pessoas estarão envolvidas na aplicação das provas. “Pedimos a todos os candidatos que levem duas máscaras. É obrigatório na metade da prova (2h30) trocar a máscara”, alertou. O candidato também é responsável por levar um saco plástico para descarte da máscara.

LEIA MAIS: Departamento de Enfermagem da UEL completa 50 anos em 2022

Na hora da prova, os materiais levados pelos estudantes não podem ser compartilhados. “Pedimos que cada um leve um frasco de álcool em gel e sua própria caneta esferográfica preta ou azul, além de garrafa de água”, orientou. Os bebedouros estarão liberados apenas para encher as garrafas. Não é permitido comer na hora da prova. Se o candidato tiver algum problema de saúde que requeira alimentação, como diabetes, por exemplo, deve comunicar um fiscal para se alimentar fora da sala.

PREOCUPAÇÃO

A coordenadora da Cops avalia que os maiores riscos em relação à contaminação de estudantes estão nos períodos antes e depois da aplicação do vestibular. Os portões serão abertos antes do horário oficial, às 13h, para que não haja aglomeração. Nesta quinta-feira (13) representantes da universidade se reuniram com membros do setor de hotelaria e turismo para discutir a colaboração nos protocolos de prevenção. "Pedimos que os hotéis e restaurantes sinalizem para os candidatos a segurança que a UEL está sinalizando a partir do portão do local de prova para dentro." São ofertadas 2.564 vagas por meio do vestibular. As aulas para estes estudantes começam em dois de agosto. (Com informações da Agência UEL)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.