UEL debate mudanças no vestibular
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Michelle Aligleri <br> Reportagem Local 
Uma das decisões mais importantes na vida de um jovem é a escolha da profissão. Esta definição geralmente vem acompanhada de aulas, cursinhos e vestibular. A preparação dos jovens para o concurso é uma fase estressante para o aluno e também para a família. No último vestibular realizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), 19 mil estudantes se inscreveram para as provas. Aqueles que forem tentar uma vaga na instituição no próximo concurso terão que se preparar de forma diferente, já que o concurso passará por mudanças.
Com o objetivo de debater essas mudanças, a equipe pedagógica da UEL já participou de cinco reuniões com ões com professores de escolas e de cursos pré-vestibulares. A meta agora é atingir, por amostragem, as 32 escolas particulares e as 97 públicas, que pertencem ao Núcleo Regional de Londrina. Estão agendadas três reuniões nos dias 24 e 25 de fevereiro e no dia 1 de março.
De acordo com Elaine Mateus, responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, foram alteradas a prova de redação e o segundo dia de prova da segunda fase, que terá questões discursivas. ''Esta é a situação que está causando mais movimentação entre as escolas e cursinhos'', disse. Conforme ela, as perguntas mais comuns são em torno da forma de correção das questões abertas. ''Eles questionam a organização da UEL e os critérios que serão usados para fazer as correções. Queremos deixar todos tranquilos porque mesmo as questões discursivas terão gabarito; vamos disponibilizar para os candidatos a resposta que era esperada para cada questão.''
Segundo Elaine, a instituição já tem experiência na correção de redações, consideradas uma questão discursiva pela UEL. ''As chances de acontecerem uma injustiça com algum aluno é muito pequena. As correções são feitas por no mínimo dois professores. A pessoa que está corrigindo não sabe o nome do aluno nem a nota e o nome do outro professor que fez a correção'', afirmou. Ela disse que quando há muita diferença nas notas a prova é encaminhada a um terceiro professor. ''A experiência que temos com o trabalho das redações nos fundamenta corrigir as discursivas.''
Para Elaine, a prova com questões abertas permite avaliar o aluno de forma mais completa. ''Eles devem se preparar para argumentarem, articularem e expressarem o pensamento.''
Outra mudança que está sendo bastante esperada pelos estudantes é a divulgação da terceira matéria específica de cada curso. Antes a prova do segundo dia da segunda fase trazia duas matérias que dependem do curso escolhido. ''Cada curso vai indicar as disciplinas escolhidas e o peso de cada uma delas. Vamos divulgar este resultado no dia 25 de fevereiro'', disse.


