Uma comissão de diretores e professores dos cursos de agronomia, economia, administração de empresas e educa ção física, visitou ontem, em Ivaiporã (120 km ao sul de Apucarana), vários prédios que estão sendo colocados à disposição da Universidade Estadual de Londrina (UEL), visando a implantação de uma extensão na cidade.
Para viabilizar a extensão, todos os custos de instalação e manutenção dos quatro cursos serão bancados por um consórcio de 38 municípios abrangidos pelas associações de municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e do Centro do Paraná (Amocentro).
O professor Celestino Júnior, presidente da comissão, informa que a maioria dos prefeitos das Amuvi e Amocentro já assinaram um termo de compromisso, confirmando participação no consórcio. Os cursos superiores são vistos como fatores de desenvolvimento regional.
Ontem pela manhã, a comitiva se reuniu com prefeitos e vereadores da região, membros da Comissão Pró-desenvolvimento da Educação no Vale do Ivaí, e com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Paulo Maia de Oliveira. À tarde, foram visitados locais oferecidos para sediar os cursos.
Foram visitados o Ginásio de Esportes Sapecadão, o Estádio Cláudio Coutinho, Apae (piscina térmica) e clubes da cidade. A subestação de Furnas está colocando à disposição da UEL uma área construída e terreno para aulas práticas. Também foram vistoriados o Colégio Mater Consolatrix, a Biblioteca Pública Municipal e outros prédios ofertados pela comissão.
A professora do curso de educação física da UEL, Giana Lepre Perim afirmou que a extensão dificilmente estará pronta para realizar vestibular em julho, por causa da tramitação do processo de instalação dos quatro cursos em Ivaiporã. Mas destacou que o reitor Jackson Proença Testa está empenhado em viabilizar a extensão.
Celestino Júnior diz que as lideranças de Ivaiporã e região estão confiantes na possibilidade do vestibular de inverno. ‘‘Nós já temos o apoio do governador Jaime Lerner e do presidente do Conselho Estadual de educação, Paulo Maia, que é de Ivaipor㒒, avaliou.

mockup