Imagem ilustrativa da imagem UBSs estão lotadas neste sábado
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo FOLHA

Neste sábado (15), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão abertas para atender a população em duas situações: dengue e vacina contra o sarampo. Para os pacientes com suspeita ou confirmação de dengue, há duas unidades abertas - Vila Casoni e Parigot de Souza - até às 19h. Já as demais unidades funcionam até às 14h para imunização.

Na UBS da Vila Casoni, na área central, o atendimento começou às 7h com uma enorme fila de pacientes com suspeita de dengue. Algumas pessoas esperavam do lado de fora da sala de espera porque não havia mais lugares. Além da demora no atendimento, muitos pacientes reclamaram do calor. Na recepção da UBS havia apenas um ventilador ligado e conforme o relato dos usuários, um idoso chegou a passar mal.

"Estamos aguardando há duas horas porque olha o tanto de gente que está esperando ser atendido", disse Marcela Silva Santos. Ela estava acompanhando a mãe Cláudia, 56, que iria realizar a prova do laço. "Me sinto mal desde quarta-feira, com muita náusea e hoje saíram pintinhas vermelhas em todo o corpo. Tenho certeza que é dengue", comentou.

Antônia Novaes também reclamou da demora no atendimento e disse que é preciso abrir outras unidades de saúde para atendimento exclusivo de pacientes com dengue. Ela estava acompanhando o esposo de 50 anos, também com suspeita da doença.

"Moramos no conjunto Mister Thomas e acho uma falta de consideração com a população não ter outros postos abertos. Esse lugar está lotado e abafado. A população de Londrina está sofrendo", desabafou.

Na zona norte da cidade, a UBS do Parigot de Souza já havia realizado por volta das 10h, mais de 80 atendimentos com a confirmação de 19 novos casos de dengue. Enquanto alguns pacientes aguardavam ser chamados para a triagem, outros mais debilitados recebiam soro para hidratação.

Imagem ilustrativa da imagem UBSs estão lotadas neste sábado
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo FOLHA

Na sala de espera estava Julia Beatriz, 16, acompanhada pela mãe Cintia Aparecida Isidoro. Desde segunda-feira (10), a adolescente vem sofrendo com dores no corpo, vômitos e dor de cabeça. Neste sábado, surgiram manchas vermelhas nas pernas. "Estamos esperando para ela fazer a prova do laço. Mas até onde nós sabemos são os sintomas da dengue", comentou a mãe.

Vacina contra o sarampo

Este sábado também é dia "D" da campanha de vacinação contra o sarampo. Pela manhã, muitas pessoas chegaram a procurar a unidade do Parigot de Souza para atualizar a carteira de vacinação.

Foi o caso de Carlos Donizete, 56, que ao ser informado que a unidade estava atendendo somente casos de dengue, buscou a UBS mais próxima - a do Chef Newton/Paraty - também na zona norte.

"Eu só tinha tomado essa vacina quando era criança. Fiquei sabendo pelos jornais sobre a campanha, trouxe minha carteirinha e eles me disseram que eu tenho que tomar uma dose. Vim até aqui porque eu sempre me cuidei com as vacinas. Sei que é importante", disse.

Imagem ilustrativa da imagem UBSs estão lotadas neste sábado
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo FOLHA

Por volta das 11h, a fila para tomar a vacina era grande. A enfermeira da UBS Vivien Velasco Morimitzu, comentou que nem todos os atendimentos resultam na aplicação da tríplice viral. "Estamos aproveitando que as pessoas estão vindo e atualizando as demais vacinas em atraso também. Já fizemos cerca de cem atendimentos", afirmou.

Na unidade, até o horário de almoço, cerca de 22 pessoas haviam tomado a vacina do sarampo. "Vi nos jornais sobre a vacinação e também recebi mensagens de amigos no celular. Trouxe minha carteirinha e eu realmente precisava tomar a vacina", contou Fátima Aparecida dos Santos, 52.

Imagem ilustrativa da imagem UBSs estão lotadas neste sábado
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo FOLHA

Serviço: A UBS da Vila Casoni e Parigot de Souza estarão abertas todos os sábados, das 7h às 19h, para atender exclusivamente os casos de dengue. A UBS da Vila Ricardo segue com horário ampliado para esses pacientes, das 19h até às 23h.