O Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Rua Grajaú, 257), região central de Londrina passa a funcionar como sede provisória da UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Nova. Localizada na rua Cabo Verde, a UBS passará por obras de reforma e adequações e o tempo em que a unidade funcionará no Santuário será de cerca de quatro meses.

No total, serão utilizadas quatro salas físicas, mas, se precisarem, as equipes poderão usar outros ambientes, como o salão, para atividades específicas. “Esta é também uma das missões de um Santuário: abrir as portas para as pessoas. Por isso, com muita alegria e naturalidade recebemos a Unidade Básica de Saúde aqui em nosso espaço", ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário.

Nas salas adaptadas para os serviços, funcionarão vacinação, atendimento ginecológico e entrega de medicamentos, entre outros. A triagem será feita na sala ao lado do portão principal da igreja. Só depois de verificada a demanda, os pacientes serão encaminhados para o interior do Santuário até a UBS provisória. Já os serviços de odontologia foram transferidos para a UBS Marabá (Rua das Goiabeiras, 374, Jardim Marabá, zona leste).

SEM AFETAR OUTRAS ATIVIDADES

Padre Rodolfo garante que a ocupação da UBS nas salas do Santuário não afetará nem o funcionamento das atividades corriqueiras da comunidade nem, tampouco, a grande Festa da Padroeira, que será realizada no dia 12 de outubro. “A maioria das nossas atividades e reuniões é feita após o período de atendimento da UBS. Mas, mesmo assim, temos muitas outras salas disponíveis para a utilização da comunidade. Além disso, estamos nos programando na Festa da Padroeira para utilizar outros espaços”, explica.

DETALHES

A reforma da UBS custará R$ 255.617,27 para a Prefeitura e será executada pela Tekenge Engenharia, empresa contratada pelo Município para realizar a manutenção dos edifícios públicos. Os serviços a serem executados incluem adequação de acessibilidade, troca de pisos, pintura externa e interna, nova comunicação visual, melhorias das instalações elétricas e hidráulicas, manutenção do telhado, substituição de portas e bancadas, entre outras correções e intervenções que vão melhorar a experiência dos pacientes e servidores que atuam na UBS Vila Nova. (Com informações do Santuário de Nossa Senhora Aparecida)