A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará atendimento exclusivo para casos de dengue à população da região sul de Londrina. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Itapoã, localizada na rua Benedito José Theodoro, 258, estará aberta neste sábado (17), das 7h às 19h, realizando o estadiamento de casos de dengue, que é o acompanhamento diário dos casos suspeitos de dengue.

As pessoas que apresentarem sintomas da doença também podem procurar a unidade para receber o primeiro atendimento. A população deve estar atenta para os seguintes sintomas: febre acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, náuseas, vômitos, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

A UBS Itapoã estará aberta no sábado (17) devido ao alto número de casos de dengue notificados na região sul de Londrina, e que, por precisarem de acompanhamento diário, podem sobrecarregar o Pronto Atendimento (PA) do Jardim União da Vitória, uma vez que as Unidades Básicas de Saúde fecham nos finais de semana.

A SMS ressalta que o Pronto atendimento do União da Vitória está temporariamente alocado na sede da UBS Ouro Branco (rua Flor dos Alpes, 570), devido à reforma predial que está em curso.

Acompanhamento

O estadiamento é o acompanhamento de saúde realizado com todas as pessoas com suspeita de dengue. Esse acompanhamento consiste na verificação de sinais vitais, além da verificação da pressão arterial na posição sentada e em pé, prova do laço e verificação do estado geral e sinais de alarme no paciente. Em alguns casos, exames laboratoriais também são realizados. Esse procedimento é importante para observar o possível agravamento da doença, e é realizado no período que pode variar de 7 a 10 dias.(Com informações do N.Com)