A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina informa que, a partir desta quarta-feira (17), as cinco Unidades Básicas de Saúde – do Vivi Xavier, Maria Cecília, Santiago, Ouro Branco e Ideal - que atendem exclusivamente os casos de dengue passarão a funcionar das 7h às 19h. Com a mudança, as UBS ficarão abertas em horário regular e não mais no período noturno. Essas unidades estavam funcionando como referência para dengue desde o dia 12 de abril

Além disso, a partir de segunda-feira (22), a UBS do Ideal (zona leste) voltará com o atendimento normal, da população em geral. Já a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sabará continua sendo referência para os casos de dengue e funciona 24h por dia, todos os dias da semana.

QUEDA NOS ATENDIMENTOS

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que a medida foi tomada devido à diminuição dos atendimentos nas unidades exclusivas, em especial na UBS do Ideal. Segundo ele, a queda de deve a alguns fatores, como o clima, já que a chegada do frio diminui consideravelmente a circulação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ele cita ainda o trabalho que a prefeitura vem realizando, como as ações em campo com os agentes de Endemias. "São mais de 200 agentes em campo, efetuando a aplicação de veneno com a bomba costal, realização de grandes mutirões de limpeza, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e ações de conscientização e educação."

O secretário afirmou, ainda, que esta medida estava dentro do planejamento da SMS. “Quando fazemos esta reestruturação na rede já começamos a monitorar as possíveis data de retorno e o termômetro sempre vai ser o número de pessoas atendidas nestas unidades exclusivas. Caso haja necessidade, realizaremos alguns plantões de atendimento aos sábados”, explicou.

CASOS

De acordo com o boletim divulgado pela secretaria na semana passada, Londrina registra 14 óbitos por dengue neste ano. Nos primeiros quatro meses e meio de 2023 a cidade tem 11.634 registros de confirmações, com 5.061 descartados e 26.875 ainda em análise.

DISQUE DENGUE

Por meio do Disque Dengue (0800-400-1893), a população pode fazer denúncias de imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, como terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor. As denúncias podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Também é denunciar por meio do endereço eletrônico https://sisvas.londrina.pr.gov.br/index.php/denuncias, a qualquer hora.

(Com informações do N.Com)